Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76247
Tipo: Tese
Título : Um espaço de liberdade?: O compromisso ético-político de estagiários da Clínica-Escola de Psicologia da Universidade Federal do Ceará com a transformação social
Título en inglés: A space of freedom?: The ethical-political commitment of interns from The Psychology Clinic-school of the Federal University of Ceará to social transformation
Autor : Sousa, Luiza Eridan Elmiro Martins de
Tutor: Bomfim, Zulmira Áurea Cruz
Palabras clave en portugués brasileño: Serviços de Clínica-escola de Psicologia;Práxis clínica;Transformação social
Palabras clave en inglés: Psychology School Clinic Services;Clinical praxis;Social transformation
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Fecha de publicación : 2023
Citación : SOUSA, Luiza Eridan Elmiro Martins de. Um espaço de liberdade?: O compromisso ético-político de estagiários da Clínica-Escola de Psicologia da Universidade Federal do Ceará com a transformação social. 2023. 129 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: Esta tese parte da problematização dos processos envolvidos na formação para a práxis de estagiários da Clínica-Escola de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (CEPSI), campus Fortaleza. Lança um olhar sobre o fazer do psicólogo clínico na perspectiva da Psicologia Sócio-histórica e da Psicologia da Libertação de Martín-Baró, em diálogo com Frantz Fanon. Sua justificativa se dá no sentido de suprir a escassez de reflexões e articulações sobre a dimensão social da clínica. Assim, estabelece-se como pergunta de partida: Quais os elementos da práxis clínica de estagiários da CEPSI são capazes de fornecer respostas às questões indivíduo-sociedade e possibilitar processos de transformação social? O que ensejou o objetivo principal desta tese: Investigar os sentidos e significados atribuídos pelos estagiários à práxis clínica na CEPSI quanto à dialética indivíduo-sociedade e à transformação pessoal e coletiva. Para tanto, apresenta-se um breve percurso na história da psicologia que, buscando sua validação científica, adotou teorias e métodos focados no indivíduo, desconsiderando as questões sociais que o atravessam. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, com fundamentos no método materialista histórico-dialético e na Psicologia Sócio-histórica, como aportes para a investigação no cotidiano. Para a obtenção dos dados foram realizados: levantamento documental, observações da rotina e das atividades da instituição pesquisada, entrevistas individuais e em grupo com os estagiários da CEPSI. Na etapa de análise, foi trabalhada a estratégia metodológica dos Núcleos de Significação (Aguiar, Soares & Machado, 2015), procedimento analítico para a apreensão da realidade social, como dimensão subjetiva contraditória e histórica. A composição dos núcleos em sínteses foi articulada aos referenciais teóricos adotados, ensejando nos "achados" da pesquisa. Os resultados indicaram que as experiências dos estagiários na CEPSI convergem para uma realidade na qual a práxis clínica desponta como um processo dialético, onde o psicólogo é convocado a "desideologizar" e "descolonizar" suas práticas, superando o modelo tradicional de clínica, reconhecendo-a como um espaço político de ressignificação, de construção de sentidos e de resistência às opressões. Isso pode ser alcançado por meio da promoção de espaços de fala, escuta e reflexão, como ferramentas essenciais para a construção de uma clínica e uma práxis transformadora, que busca não apenas mitigar o sofrimento, mas promover libertação e autonomia, reconhecendo as desigualdades sociais como elementos centrais na construção do adoecimento mental. Em suma, é possível considerar, a partir do método histórico-dialético, em que se baseiam os referenciais teóricos estudados, que a práxis clínica surge na experiência dos estagiários como possibilidade de uma transformação que é, ao mesmo tempo, singular e coletiva. O compromisso ético-político no combate às injustiças que oprimem e adoecem os sujeitos aparece como caminho para a superação do modelo biomédico-positivista, orientando para uma práxis clínica crítica, consciente dos atravessamentos sociais que incidem nas singularidades das pessoas atendidas, bem como do impacto de sua atuação para a transformação da realidade.
Abstract: This thesis starts from the problematization of the processes involved in the training for the praxis of interns at the Clinic-School of Psychology at the Federal University of Ceará (CEPSI), Fortaleza campus. It takes a look at what a clinical psychologist does from the perspective of Martín-Baró's Socio-historical Psychology and Liberation Psychology, in dialogue with Frantz Fanon. Its justification is to make up for the lack of reflections and articulations on the social dimension of the clinic. Thus, the starting question is: What elements of the clinical praxis of CEPSI interns are capable of providing answers to individual-society questions and enabling processes of social transformation? This led to the main objective of this thesis: Investigating the meanings attributed by interns to clinical praxis at CEPSI regarding the individual-society dialectic and personal and collective transformation. To this end, a brief journey through the history of psychology is presented, which, seeking scientific validation, adopted theories and methods focused on the individual, disregarding the social issues that affect them. The methodology used was qualitative in nature, based on the historical-dialectic materialist method and Socio-historical Psychology, as contributions to everyday investigation. To obtain the data, the following were carried out: documentary survey, observations of the routine and activities of the researched institution, focus groups and individual interviews with CEPSI interns. In the analysis stage, the methodological strategy of Meaning Nuclei (Aguiar, Soares & Machado, 2015) was worked on, an analytical procedure for apprehending social reality, as a contradictory and historical subjective dimension. The composition of the nuclei in syntheses were articulated with the references adopted theories, leading to the “findings” of the research. The results indicated that the experiences of the interns at CEPSI converge to a reality in which clinical praxis emerges as a dialectical process, where the psychologist is called upon to “de-ideologize” and “decolonize” their practices, overcoming the traditional clinical model, recognizing it as a political space for resignification, construction of meanings and resistance to oppression. This can be achieved through the promotion of spaces for speaking, listening and reflection, as essential tools for the construction of a clinic and a transformative praxis, which seeks not only to mitigate suffering, but to promote liberation and autonomy, recognizing social inequalities as central elements in the construction of mental illness. In short, it is possible to consider, based on the historical-dialectical method, on which the theoretical references studied are based, that clinical praxis emerges in the interns' experience as a possibility of a transformation that is, at the same time, singular and collective. The ethical-political commitment to combating injustices that oppress and make people ill appears as a way to overcome the biomedical-positivist model, guiding towards a critical clinical praxis, aware of the social crossings that affect the singularities of the people served, as well as the impact of your actions to transform reality.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76247
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/1210419516945897
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGP - Teses defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tese_leemsousa.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.