Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76229
Tipo: Dissertação
Título : Florescendo mentes: curso de formação profissional para professores acerca da ideação suicida em adolescentes
Autor : Barbosa, Ane Caroline de Carvalho
Tutor: Maia, Rodrigo da Silva
Palabras clave en portugués brasileño: Saúde mental;Capacitação de professores;Ideação suicida;Políticas públicas
Palabras clave en inglés: Mental Health;Teacher Training;Suicidal Ideation;Public Policies
Fecha de publicación : 2023
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho apresenta o relatório técnico conclusivo do Curso de Capacitação Profissional para professores acerca da ideação suicida em adolescentes, vinculado à Secretaria de Educação do município de Piripiri-PI e ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará – PPGPPPP, campus Sobral. O objetivo foi desenvolver um Curso de Capacitação Profissional para suporte e manejo da ideação suicida em adolescentes com o público docente. O conteúdo foi formulado a partir de dois momentos, o primeiro momento refere-se à disponibilização de um formulário no Google Forms voltado para os professores da rede municipal de Piripiri-PI e o segundo momento ocorreu na efetivação do curso de formação profissional acerca da ideação suicida para professores. A intervenção ocorreu no período entre agosto e setembro de 2023. Participaram do Curso de formação Profissional 25 profissionais professores do sexo feminino e 10 do sexo masculino, de forma presencial. Através de uma metodologia ativa, com perguntas mobilizadoras de discussão, os participantes puderam compartilhar experiências sobre as compreensões relacionadas à ideação suicida em adolescentes no contexto escolar. A avaliação apontou que o Curso de formação profissional contribuiu de maneira relevante, visto o quanto a temática é presente no cotidiano de trabalho, indicando a necessidade de maior discussão sobre o tema como forma de transformação das práticas em educação e saúde, além de possibilitar novas estratégias de cuidado. O contato com os profissionais evidencia a importância de uma formação contínua e a necessidade da atuação do psicólogo em ambiente escolar, bem como da participação assídua da família como ferramentas de prevenção a ideação suicida e promoção de saúde.
Abstract: This work presents the conclusive technical report of the Professional Training Course for teachers on suicidal ideation in adolescents, linked to the Department of Education of the city of Piripiri-PI and the Professional Postgraduate Program in Psychology and Public Policies at the Federal University of Ceará – PPGPPPP, Sobral campus. The objective was to develop a Professional Training Course to support and manage suicidal ideation in adolescents with the teaching public. The content was formulated from two moments, the first moment refers to the availability of a form on Google Forms aimed at teachers from the municipal network of Piripiri-PI and the second moment occurred during the implementation of the professional training course on ideation suicide for teachers. The intervention took place between August and September 2023. 25 female and 10 male teachers participated in the Professional Training Course in person. Through an active methodology, with questions that mobilize discussion, participants were able to share experiences about understandings related to suicidal ideation in adolescents in the school context. The evaluation pointed out that the professional training course contributed in a relevant way, given how much the theme is present in daily work, indicating the need for greater discussion on the topic as a way of transforming practices in education and health, in addition to enabling new care strategies. Contact with professionals highlights the importance of continuous training and the need for psychologists to work in a school environment, as well as the regular participation of the family as tools for preventing suicidal ideation and promoting health.
Descripción en portugués brasileño : Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76229
ORCID del autor: https://orcid.org/0000-0001-5339-6668
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/1798193783105774
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-8400-058X
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/1734687878822841
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: MPPPP - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_dis_acdecbarbosa.pdf550,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.