Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76189
Tipo: TCC
Título : Afinidades e impasses nas atividades de formação de músicos universitários: um estudo com quatro discentes da UFC – Campus Sobral
Autor : Ferreira, Davi Pontes
Tutor: Freire, Guilherme Araújo
Palabras clave en portugués brasileño: Formação e atuação em educação musical;Músico - Instrumentista;Músico - currículo universitário
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Fecha de publicación : 2023
Citación : FERREIRA, D. P. Afinidades e impasses nas atividades de formação de músicos universitários: um estudo com quatro discentes da UFC –Campus Sobral. 2023. 52f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho se propõe a investigar sobre possíveis impasses e contribuições mais relevantes q ue o curso de Música da Universidade Federal d o Ceará, Campus Sobral, propicia a discentes Músicos I nstrumentistas que dividem a graduação em Música com a atuação musical profissional fora do ambiente acadêmico, seja como cantor, instrumentista ou músico independente. A metodologia da pesquisa se d eu através de uma abordagem qualitat iva e teve como amostra quatro discentes do curso de Música da UFC Campus Sobral, os quais responderam a um questionário com perguntas relacionadas à sua atividade musical profissional, pessoal e também referentes às s uas experiências formativas no curso de Música. Para as reflexõe s, julgou se necessário fazer uma breve análise do PPC do Curso, af im de identificar as atividades formativas que mais estão associadas no desenvolvimento d o músico i nstrumentista e a conhecer também as disciplinas destinadas a formação científica e pedagógica Para estar a par das demandas , currículo universitário, processos de ap rendizagem e as motivações dos músicos populares a estudarem música, fo ram necessários estudos de artigos, livros e specializado s e diálogos musicais pa rtilhado s . Por fim, é feito uma compilação das informações obtidas nessas leituras com as respostas dadas pelo s participantes no questionário, no intuito de discorrer sobre o s bônus e ônus dessas atividades formativas em relação a atuação musical desses pr ofissionais. Os resultados sinalizam que as experiências musica is prévias dos participantes foram determinantes para um melhor aproveitamento das disciplinas destinadas a prática musical, assim como também um fator motiv acional para a permanência no curso.
Abstract: This work proposes to investigate possible impasses and more relevant contributions that the Music course at the Federal University of Cear á , Campus Sobral , provides to Instrumental Musician students, who share their graduation in Music with professional musical performance outside the academic environment, either as a singer, instrumentalist or independent musician. The r esearch methodology was carried out through a qualitative approach and had as a sample four students of the UFC Music course Campus Sobral, who answered a questionnaire with questions related to their professional and personal musical activity and also r eferring to their formative experien ces. in the Music course. For the reflections, it was deemed necessary to make a brief analysis of the PPC of the Course, in order to identify the formative activities that are most associated with the development of the instrumentalist musician and also t o know the disciplines destined to scientific and pedagogical formation. In order to be aware of the demands, university curriculum, learning processes and the motivations of popular musicians to study music, studies of articles, specialized books and shar ed musical dialogues were necessary. Finally, a compilation of the information obtained in these readings is made with the answers given by the participants in the questionnaire, in order to discuss the bonuses and burde ns of these training activities in r elation to the musical performance of these professionals. The results indicate that the previous musical experiences of the participants were decisive for a better use of the disciplines destined to the musical practice , as well as a motivational factor f or the permanence in the course.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76189
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: MÚSICA - LICENCIATURA - SOBRAL - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_dpferreira.pdf989,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.