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Tipo: Dissertação
Título: Estruturas oracionais à luz da linguística sistêmico-funcional: um estudo descritivo das epístolas paulinas por meio do sistema de avaliatividade
Autor(es): Sampaio, Mariana Freire
Orientador: Coan, Márluce
Palavras-chave em português: Linguística Sistêmico-Funcional;Sistema de Avaliatividade;Articulação de orações;Gênero epistolar
Palavras-chave em espanhol: Lingüística Sistémico-Funcional;Sistema de Valoración;Articulación de oraciones;Género epistolar
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Data do documento: 2023
Citação: SAMPAIO, Mariana Freire. Estruturas oracionais à luz da linguística sistêmico-funcional: um estudo descritivo das epístolas paulinas por meio do Sistema de avaliatividade. 2023. 127 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Esta pesquisa analisa como os valores avaliativos atitudinais emergem da articulação entre cláusulas para consolidar o propósito comunicativo de um texto. Por ser uma análise que correlaciona aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos, nosso estudo está ancorado na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), proposta por Halliday (1994), e no Sistema de Avaliatividade, proposto por Martin e White (2005). Além disso, consideramos pesquisas recentes que tiveram como foco a articulação de cláusulas (RODRIGUES, 2016; CAVALCANTE, 2020; SEMEDO, 2021) e que nos auxiliaram a compor os grupos de fatores linguísticos que serão analisados, quais sejam: o valor avaliativo atitudinal expresso na oração, o valor avaliativo atitudinal presente no complexo oracional, eixo tático, relações lógico-semânticas, modo oracional, polaridade da oração, estatuto informacional da oração, plano discursivo e recursos de gradação. A amostra selecionada para o trabalho contém 7 das 13 epístolas paulinas (BÍBLIA, 2009), divididas de acordo com as relações entre autor e destinatário (pessoais, eclesiásticas e pastorais – fator considerado como extralinguístico) e equilibradas de acordo com o volume textual. Os procedimentos metodológicos que caracterizam nossa pesquisa são: coleta, codificação e análise quantitativo-qualitativa de dados, por meio do programa estatístico R (GRIES, 2019). Foram coletados 594 dados no total, os quais foram tratados estatisticamente, para análise exploratória, em teste de qui-quadrado, com relação aos grupos de fatores supracitados. Depois dessa análise, os dados foram submetidos a um modelo de análise mais robusto, o modelo de regressão logística multinomial, a fim de verificar quais variáveis e quais níveis, dentro dessas variáveis, favorecem ou desfavorecem os valores avaliativos. Os resultados indicaram como relevantes para o fenômeno em estudo os seguintes grupos de fatores: relações lógico-semânticas, estatuto informacional da oração, tipo de carta, modo oracional e polaridade da oração. Este trabalho considera a proposta inicial da LSF, cuja perspectiva era descritiva, e a premissa funcionalista de que os domínios sintático, semântico e pragmático-discursivo estão diretamente relacionados, já que acreditamos que as escolhas dos valores avaliativos atitudinais são realizadas pela lexicogramática via sintaxe e semântica, e reverberam no alcance do propósito comunicativo de um texto, em âmbito pragmático-discursivo.
Resumen: Esta investigación analiza cómo los valores evaluativos actitudinales emergen de la articulación entre cláusulas para consolidar el propósito comunicativo de un texto. Por ser un análisis que relaciona aspectos sintácticos, semánticos y pragmáticos, nuestro estudio está basado en la Lingüística Sistémico-Funcional (LSF), propuesta por Halliday (1994), y en el Sistema de Valoración, propuesto por Martin y White (2005). Además, consideramos investigaciones recientes que tuvieron como foco la articulación de cláusulas (RODRIGUES, 2016; CAVALCANTE, 2020; SEMEDO, 2021) y que nos auxiliaron a componer los grupos de factores lingüísticos que serán analizados, que son: el valor evaluativo actitudinal expreso en la oración, el valor evaluativo actitudinal presente en el complejo oracional, eje táctico, relaciones lógico-semánticas, modo oracional, polaridad de la oración, estatuto informacional de la oración, plano discursivo y recursos de gradación. La muestra seleccionada para el estudio contiene 7 de las 13 epístolas paulinas (BÍBLIA, 2009), divididas de acuerdo con las relaciones entre autor y destinatario (personales, eclesiásticas y pastorales - factor considerado como extralingüístico) y equilibradas de acuerdo con el volumen textual. Los procedimientos metodológicos que caracterizan nuestra investigación son: recolección, codificación y análisis cuantitativo-cualitativo de los datos, por medio del programa estadístico R (GRIES, 2019). Fueron recolectados 594 datos, los cuales fueron tratados estadísticamente, para análisis exploratorio, en test de chi-cuadrado, con relación a los grupos de factores ya mencionados. Después de ese análisis, los datos fueron sometidos a un modelo de análisis más robusto, el modelo de regresión logística multinomial, con el fin de verificar cuáles variables y cuáles niveles, dentro de esas variables, favorecen o desfavorecen los valores evaluativos. Los resultados indicaron como relevantes para el fenómeno en estudio los siguientes grupos de factores: relaciones lógico-semánticas, estatuto informacional de la oración, tipo de carta, modo oracional y polaridad de la oración. Este estudio considera la propuesta inicial de la LSF, cuya perspectiva era descriptiva y la premisa funcionalista de que los dominios sintáctico, semántico y pragmático-discursivo están directamente relacionados, ya que creemos que las escojas de los valores evaluativos actitudinales son realizadas por la léxicogramática a través de sintaxis y semántica, y reverberan en el alcance del propósito comunicativo de un texto, en ámbito pragmático-discursivo.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76177
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0001-7147-0446
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/9686896228734301
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0001-7809-8624
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5207079543082428
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

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