Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7613
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lins, Sylvie Ghislaine Delacours Soares | - |
dc.contributor.author | França, Maria Lucimeyre Rabelo | - |
dc.date.accessioned | 2014-03-11T14:03:19Z | - |
dc.date.available | 2014-03-11T14:03:19Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | FRANÇA, Maria Lucimeyre Rabelo. Mediação docente na perspectiva do desenvolvimento de competências metacognitivas em leitura e escrita. 2012. 315f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7613 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem da Escrita | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Prática de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem da Leitura | pt_BR |
dc.title | Mediação docente na perspectiva do desenvolvimento de competências metacognitivas em leitura e escrita | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Objetiva analisar os aspectos envolvidos na apropriação e efetivação de práticas pedagógicas que potencializem o desenvolvimento de competências metacognitivas em leitura e escrita de alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O quadro teórico abrangeu cinco categorias conceituais: Abordagem da Psicogênese da Leitura e Escrita (FERREIRO, 1991; 1999; 2000; TEBEROSKY, 1999; 2006; SOLÉ, 1998; SÁNCHEZ, 1995; 2002), Conceito de metacognição na perspectiva psicogenética (FLAVELL, 1976; 1977; NÖEL, 1991; STENBERG, 1992; VIGOTSKY, 1991; 1993), Mediação (VYGOTSKY, 1991; 1993; FEUERSTEIN, 1980), Prática educativa (ZABALA, 1998; SACRISTÁN, 1995; FREIRE, 1988; 1998), Formação e profissionalização docente (SCHÖN, 1992; ALARCÃO, 1996; PERRENOUD, 1999; PIMENTA, 2002; LIBÂNEO, 2001; 2002; NÓVOA, 1995). A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, a qual consiste em uma ação/intervenção planejada no decorrer da sua realização e pressupõe o envolvimento do pesquisador com os sujeitos pesquisados de modo cooperativo e participativo. O estudo de campo foi desenvolvido no período de abril de 2010 a abril de 2011 e consistiu na implementação de práticas com base na realização de uma formação e acompanhamento pedagógico a duas professoras do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de Fortaleza. Os resultados apontam que a compreensão do conceito de metacognição, o embasamento teórico das professoras sobre a teoria psicogenética, o acompanhamento e a discussão de práticas pedagógicas que desenvolvessem competências metacognitivas foram cruciais na apropriação de novos conhecimentos e na ressignificação e redimensionamento da prática pedagógica. Essa apropriação se dá de forma singular e depende do significado que ela confere para cada sujeito. Enquanto para uma professora os elementos determinantes foram a percepção de que esses conhecimentos trazem benefícios para os alunos e a observação da nossa atuação na realização de atividades, para a outra foram a aquisição de conhecimentos com origem na formação, a autoavaliação e os momentos de reflexão. Concluímos que a apropriação e as transformações das práticas para um ensino metacognitivo ocorrem articulando os novos conhecimentos das professoras com os conhecimentos prévios e com os saberes da prática, exercitando sua autonomia, refletindo acerca das práticas com base em um referencial teórico consistente, respeitando as especificidades do tempo de aprendizagem e elaboração das docentes. A incorporação de aspectos metacognitivos na prática pedagógica das professoras fez nascerem aulas mais dinâmicas e significativas e uma maior autonomia entre as crianças. A experiência desta pesquisa afirma a necessidade de a metacognição ser tomada como proposta da educação, uma vez que é um excelente exercício para diagnóstico e acompanhamento do processo de aprendizagem, servindo de trampolim tanto para a evolução cognitiva das crianças quanto para a implementação de práticas consistentes que as autorizem a assumirem sua autonomia ante suas aprendizagens. | pt_BR |
dc.title.en | Teaching mediation in perspective on the development of metacognitive skills in reading and writing | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_tese_mlrfranca.pdf | 3,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.