Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76136
Type: TCC
Title: A Rede Cuca em Fortaleza-CE como política pública gratuita de caráter socioeducativo destinada às juventudes
Authors: Gadelha, José Wescley do Nascimento
Advisor: Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
Keywords in Brazilian Portuguese : Políticas Públicas;Juventudes;Rede Cuca
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Issue Date: 2023
Citation: GADELHA, José Wescley do Nascimento. A Rede Cuca em Fortaleza-CE como política pública gratuita de caráter socioeducativo destinada às juventudes. 2023. 50 f. Monografia (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: A presente pesquisa aborda a Rede Cuca em Fortaleza-CE como uma política pública em transição, discutindo seu caráter socioeducativo e problematizando sua eficácia em relação às juventudes da cidade, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O objetivo deste estudo foi investigar se a Rede Cuca, como política pública gratuita de natureza socioeducativa, voltada para as juventudes em Fortaleza-CE, desempenha um papel relevante como intervenção social. A fundamentação teórico-metodológica desta pesquisa foi embasada em autores renomados, como Souza (2006), Massambani (2021), Azevedo (2004), Smarjassi e Arzani (2021), Libâneo (2016), Peci, Irigaray e Stocker (2021), Carneiro e Menicucci (2013), entre outros. Essa base teórica proporcionou uma compreensão aprofundada das concepções de políticas públicas, estendendo-se igualmente ao campo da educação e da gestão democrática. Além disso, contamos com as reflexões de autores que se dedicam ao estudo da Rede Cuca, como Silva (2021) e Oliveira e Barbalho (2018), estabelecendo conexões entre suas análises e os fundamentos de políticas governamentais, a exemplo do Estatuto da Juventude (2013) e da Constituição Brasileira (1988). Na prática, foram realizadas observações de campo na Rede Cuca durante os meses de setembro e outubro de 2023. Essas visitas proporcionaram uma abordagem sensível ao fenômeno em investigação, propiciando dados imagéticos que se alinharam com a temática proposta. Com base nisso, o estudo está alinhado com a abordagem conhecida como pesquisa qualitativa, a qual se caracteriza pela natureza dos dados obtidos. Dentre os procedimentos metodológicos adotados, destacam-se a coleta, organização, tratamento, análise e interpretação dos dados registrados. Os resultados oriundos da associação entre o levantamento bibliográfico e os dados obtidos das observações de campo indicam que a Rede Cuca desempenha, de fato, um papel fundamental para as juventudes da cidade. Além disso, as iniciativas interventivas da Rede Cuca promovem amparo para aqueles que necessitam, efetivando a própria legislação brasileira no que concerne à promoção de políticas públicas voltadas para a sociedade. Desse modo, compreender a Rede Cuca como uma política pública em transição exigiu uma atenção especial às suas formas de intervenção no meio social. Salienta-se, ainda, que tais ações de intervenção devem ser capazes de promover a transformação da realidade social quando necessário, visando à melhoria para a população, e, neste caso, para os jovens de Fortaleza-CE.
Abstract in Spanish: La presente investigación aborda la Red Cuca en Fortaleza-CE como una política pública en transición, discutiendo su carácter socioeducativo y problematizando su eficacia en relación con los jóvenes de la ciudad, especialmente aquellos en situación de vulnerabilidad socioeconómica. El objetivo de este estudio fue investigar si la Red Cuca, como política pública gratuita de naturaleza socioeducativa dirigida a los jóvenes en Fortaleza-CE, desempeña un papel relevante como intervención social. La fundamentación teórico-metodológica de esta investigación se basó en autores renombrados como Souza (2006), Massambani (2021), Azevedo (2004), Smarjassi y Arzani (2021), Libâneo (2016), Peci, Irigaray y Stocker (2021), Carneiro y Menicucci (2013), entre otros. Esta base teórica proporcionó una comprensión profunda de las concepciones de políticas públicas, extendiéndose también al campo de la educación y la gestión democrática. Además, contamos con las reflexiones de autores que se dedican al estudio de la Red Cuca, como Silva (2021) y Oliveira y Barbalho (2018), estableciendo conexiones entre sus análisis y los fundamentos de políticas gubernamentales, como el Estatuto de la Juventud (2013) y la Constitución Brasileña (1988). En la práctica, se realizaron observaciones de campo en la Red Cuca durante los meses de septiembre y octubre de 2023. Estas visitas proporcionaron un enfoque sensible al fenómeno en investigación, brindando datos visuales que se alinearon con la temática propuesta. Con base en esto, el estudio está alineado con la conocida como investigación cualitativa, que se caracteriza por la naturaleza de los datos obtenidos. Entre los procedimientos metodológicos adoptados, se destacan la recolección, organización, tratamiento, análisis e interpretación de los datos registrados. Los resultados derivados de la asociación entre la revisión bibliográfica y los datos obtenidos de las observaciones de campo indican que la Red Cuca desempeña, de hecho, un papel fundamental para los jóvenes de la ciudad. Además, las iniciativas intervencionistas de la Red Cuca brindan apoyo a aquellos que lo necesitan, efectivizando la legislación brasileña en lo que respecta a la promoción de políticas públicas orientadas a la sociedad. De este modo, comprender la Red Cuca como una política pública en transición requirió una atención especial a sus formas de intervención en el medio social. Se destaca, además, que estas acciones de intervención deben ser capaces de promover la transformación de la realidad social cuando sea necesario, buscando mejorar la vida de la población y, en este caso, de los jóvenes de Fortaleza-CE.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76136
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/2914219872414145
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/6388557443388587
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_tcc_jwngadelha.pdf2,35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.