Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76133
Type: TCC
Title: Transformações na gestão pública e a relevância das escolas de governo: uma análise do plano de desenvolvimento e capacitação de Fortaleza (2018-2022)
Authors: Oliveira, Pedro Lucas Paula de
Advisor: Diógenes, José Lenho Silva
Keywords in Brazilian Portuguese : Modelo de administração pública gerencial;Capacitação e desenvolvimento de pessoal;Escolas de governo;Escola de governo de Fortaleza;Servidores Públicos - Treinamento - Fortaleza (CE)
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Issue Date: 2023
Citation: OLIVEIRA, Pedro Lucas Paula de. Transformações na gestão pública e a relevância das escolas de governo: uma análise do plano de desenvolvimento e capacitação de Fortaleza (2018-2022). 2023. 54 f. Monografia (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: Esta monografia examina a evolução e as dinâmicas das políticas de capacitação de servidores e empregados públicos na Prefeitura Municipal de Fortaleza de 2018 a 2022. A pesquisa se baseia em uma abordagem descritiva, utilizando métodos qualitativos e quantitativos, e se fundamenta em pesquisa bibliográfica e documental, incluindo leis, decretos, instruções normativas e documentos institucionais. O estudo detalha o processo de formulação e execução do Plano de Desenvolvimento e Capacitação, identificando o número de capacitações ofertadas, o número de participantes inscritos e aprovados, o formato de divulgação dos cursos e o acesso dos servidores às capacitações. A análise também inclui a descrição da estrutura e funcionamento da Escola de Governo de Fortaleza. O tratamento dos dados coletados foi realizado por meio de sua distribuição em planilhas e a transformação em gráficos para facilitar a visualização. Os resultados indicam a importância da capacitação contínua dos servidores para a qualidade da prestação de serviço público e sugerem a necessidade de pesquisas adicionais para explorar mais a fundo essa área do serviço público municipal. A monografia contribui para o conhecimento sobre o papel do Plano de Desenvolvimento e Capacitação na administração pública e fornece insights para futuras melhorias nas políticas de capacitação.
Abstract: This monography examines the evolution and dynamics of the politics of training and development of government employees at the municipal government of Fortaleza from 2018 to 2022. The research is based on a descriptive approach, using qualitative and quantitative methods, and is based on bibliographic and documental research, including laws, decrees, normative instructions, and institutional documents. The research details the formulation and execution process of the Training and Development Plan, identifying the number of trainings offered, number of registered and approved participants, divulgation format, and the employees’ access to the trainings. The analysis also includes a description of the structures and operation of Fortaleza School of Government. The treatment of the collected data was made using worksheets and transformed intro graphics for better visualization. The results indicate the importance of continuous training and development of publics employees for a better public services quality and suggest a necessity for more deep research of this municipal government actuation area. The monography contributes to knowledge about the Training and Development Plan in public administration and provides insights for future improvements on training politics.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76133
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/2066851182461802
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/4395963789435452
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_tcc_plpoliveira.pdf6,92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.