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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76075
Tipo: | Dissertação |
Título : | Proposta metodológica para a produção de hipervídeos educativos em cursos on-line de capacitação profissional: o caso do curso biossegurança e boas práticas laboratoriais da Difop/Codec/Progep/UFC |
Autor : | Portela, Karine Nascimento |
Tutor: | Castro Filho, José Aires de |
Palabras clave en portugués brasileño: | Ensino on-line;Videoaulas;Hipervídeos;Vídeos interativos |
Palabras clave en inglés: | Online teaching;Video lessons;Hypervideos;Interactive videos |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | PORTELA, Karine Nascimento. Proposta metodológica para a produção de hipervídeos educativos em cursos on-line de capacitação profissional: o caso do curso biossegurança e boas práticas laboratoriais da Difop/Codec/Progep/UFC. 2023. 113 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Educacionais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | O ensino on-line se caracteriza pela dependência no uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) devido ao distanciamento físico e/ou temporal entre professores e alunos. Uma dessas tecnologias são as videoaulas, que são formas de transmitir informações linearmente, com pouco ou quase nenhuma possibilidade de intervenção pelo aluno/telespectador. Em contrapartida, tem-se, hoje, disponíveis na internet, hipervídeos (HV), conhecidos como vídeos interativos, que, além dos controladores básicos dos vídeos lineares (reproduzir, parar, avançar e retroceder), apresentam conteúdos adicionais (no formato de texto, imagem, áudio, hiperlink etc.), navegações alternativas e aberturas para inserção de novos conteúdos pelos usuários. Esta pesquisa se propôs a desenvolver uma metodologia para a produção de HV educativos em curso on-line de capacitação profissional tendo como caso o curso on-line de capacitação em Biossegurança e Boas Práticas Laboratoriais da Difop/Codec/Progep/UFC. Como proposta metodológica para o alcance desse objetivo, foi realizada uma pesquisa empírica, de natureza qualitativa, descritiva, realizada em forma de estudo de caso. O locus da pesquisa foi a Divisão de Formação Profissional (Difop), vinculada à Coordenadoria de Desenvolvimento e Carreira (Codec) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os sujeitos participantes foram os quatro técnicos em assuntos educacionais (TAE) e o instrutor do curso de Biossegurança da Difop. Os dados foram obtidos a partir de dois grupos focais com os TAE e duas entrevistas semiestruturadas com o instrutor do curso de Biossegurança. Esses dados foram tratados a partir da análise de conteúdo. Como resultados, obteve-se: 1) o mapeamento do processo de produção de vídeos na Difop, em especial os do curso de Biossegurança, no qual se identificou as abordagens de gravação, as etapas de produção, os membros da equipe e suas funções, as limitações e os desafios estrutural, técnico e tecnológicos do contexto; 2) a elaboração de uma proposta metodológica de criação de HV educativos, apresentada em um guia no formato de flip book interativo: Guia de Criação de Hipervideos (produto da pesquisa); e 3) a avaliação da metodologia desenvolvida, quanto à sua utilidade, aplicabilidade e aceitabilidade a partir da percepção dos sujeitos. Conclui-se, ao término desta pesquisa, que a metodologia desenvolvida neste estudo possibilitou, da pré-produção à pós-produção, o direcionamento das ações técnico-pedagógicas da equipe da Difop na criação de HV para o curso de Biossegurança, a partir de uma linguagem acessível, apresentando um conjunto de informações, abordagens, instrumentos e ferramentas de flexível aplicação, como forma de potencializar as etapas, os instrumentos e os conhecimentos já presentes no contexto para a criação de videoaulas interativas. |
Abstract: | Online teaching is characterized by its dependence on the use of information and communication technologies (ICT) due to the physical and/or temporal distance between teachers and students. One of these technologies is video lessons, which are ways of transmitting information linearly, with little or almost no possibility of intervention by the student/viewer. On the other hand, hypervideos (HV), known as interactive videos, are now available on the internet. In addition to the basic controllers of linear videos (play, stop, fast forward and rewind), they present additional content (in the form of text, image, audio, hyperlink etc.), alternative browsing and options for users to insert new content. This research set out to develop a methodology for the production of educational HVs in an online professional training course, using as a case the online training course in Biosafety and Good Laboratory Practices run by Difop/Codec/Progep/UFC. In order to achieve this objective, an empirical, qualitative and descriptive study was carried out in the form of a case study. The locus of the research was the Professional Training Division (Difop), linked to the Development and Career Coordination (Codec) of the Pro-Rectory for People Management (Progep) of the Federal University of Ceará (UFC). The participants were the four educational technicians (TAE) and the instructor of Difop’s Biosafety course. The data was obtained from two focus groups with the TAEs and two semi-structured interviews with the Biosafety course instructor. The data was processed using content analysis. As a result, we obtained: 1) a mapping of the video production process at Difop, especially the Biosafety course, in which we identified the recording approaches, the production stages, the team members and their roles, the limitations and the structural, technical and technological challenges of the context; 2) the development of a methodological proposal for creating educational videos, presented in a guide in the format of an interactive flipbook: Hypervideo Creation Guide (the product of the research); and 3) the evaluation of the methodology developed, in terms of its usefulness, applicability and acceptability from the subjects’ perceptions. We can conclude, after completing this research, that the methodology developed in this study made it possible, from pre-production to post-production, to direct the technical-pedagogical actions of the Difop team in creating HVs for the Biosafety course, using accessible language, presenting a set of information, approaches, instruments and tools for flexible application, as a way of enhancing the steps, instruments and knowledge already present in the context of the creation of interactive video lessons. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76075 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/0036935026117034 |
ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0003-4611-0961 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/1001172700194924 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGTE - Dissertações defendidas na UFC |
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