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Type: Dissertação
Title: Avaliação de ações educativas de programa de prevenção ao uso de drogas: experiência de adolescentes e pais
Authors: Mota, Êmile Costa Barros
Advisor: Vieira, Neiva Francenely Cunha
Keywords in Brazilian Portuguese : Comportamento do Adolescente;Avaliação em Saúde;Enfermagem;Habilidades Sociais;Poder Familiar
Keywords in English : Adolescent Behavior;Health Evaluation;Nursing;Social Skills;Parenting
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Issue Date: 2023
Citation: MOTA, Êmile Costa Barros. Avaliação de ações educativas de programa de prevenção ao uso de drogas: experiência de adolescentes e pais. 2023. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/76070. Acesso em: 06 fev. 2024.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este estudo teve como objetivo avaliar os sinais de efetividade das ações educativas implementadas em um programa de prevenção ao uso de drogas a partir da experiência de adolescentes e pais. As ações educativas promoveram o desenvolvimento de habilidades socioemocionais para melhorar a relação no contexto familiar e entre adolescentes e pares, com vistas na prevenção do uso de drogas e outros problemas comportamentais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa avaliativa de estudo de caso, na coleta de dados utilizou-se grupos focais com uso de um roteiro dirigido aos participantes de dois estados do nordeste, no final da intervenção educativa, no período de Abril e Maio de 2022. Os dados produzidos por meio da audiogravação foram transcritos e armazenados em arquivo online, tratados e submetidos ao software IRAMUTEQ® para descrição e análise. A interpretação foi ancorada na teoria da aprendizagem social de Bandura. Os resultados do estudo apontaram que o vínculo dos pais com os filhos e destes com a instituição foram fatores motivadores para participar das intervenções educativas. Das habilidades socioemocionais desenvolvidas destaque-se mudanças favoráveis no relacionamento familiar e dos adolescentes com os amigos. Os pais valorizaram a oportunidade de aprender, mudar, ajudar, falar e saber. Os adolescentes reconheceram a importância da participação de ações educativas de prevenção de drogas. O material utilizado foi apreciado por ambos participantes, e sugeriram a inclusão de outros temas, atualização dos materiais e ampliação das vagas. Conclui-se que se obteve sinais de efetividade, tendo-se demonstrado que houve participação de adolescentes e pais nas ações educativas, a instituição promotora teve um papel importante na mobilização e formação de vínculo para o desenvolvimento das intervenções. As habilidades socioemocionais desenvolvidas pelos participantes os sensibilizaram para melhoria no relacionamento interpessoal no âmbito familiar e dos adolescentes com seus pares, e destes houve progresso na tomada de decisão responsável quanto a prevenção ao uso de drogas.
Abstract: This study aimed to evaluate signs of effectiveness of educational actions implemented in a drug use prevention program based on the experience of adolescents and parents. Educational actions promoted the development of socio-emotional skills to improve relationships in the family context and between adolescents and peers, with a view to preventing drug use and other behavioral problems. This is a qualitative evaluative case study research, in data collection, focus groups were used using a script aimed at participants from two northeastern states, at the end of the educational intervention, in the period of April and May 2022 The data produced through audio recording were transcribed and stored in an online file, processed and submitted to the IRAMUTEQ® software for description and analysis. The interpretation was anchored in Bandura's social learning theory. The results of the study showed that the bond between parents and their children and between them and the institution were motivating factors to participate in educational interventions. Among the socio emotional skills developed, favorable changes in family relationships and adolescents' relationships with friends stand out. Parents valued the opportunity to learn, change, help, talk and know. Adolescents recognized the importance of participating in drug prevention educational activities. The material used was appreciated by both participants, and they suggested the inclusion of other topics, updating the materials and expanding the vacancies. It is concluded that signs of effectiveness were obtained, having demonstrated that there was participation of adolescents and parents in educational actions, the promoting institution played an important role in mobilizing and forming bonds for the development of interventions. The socio-emotional skills developed by the participants made them aware of improving interpersonal relationships within the family and between adolescents and their peers, and progress was made in making responsible decisions regarding preventing drug use.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76070
Author's ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0197-1557
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/7897305721937688
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9622-2462
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/3162595976710799
Access Rights: Acesso Embargado
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