Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76062
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOriá, Mônica Oliveira Batista-
dc.contributor.authorSilva, Roger Rodrigues da-
dc.date.accessioned2024-02-05T13:52:12Z-
dc.date.available2024-02-05T13:52:12Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSILVA, Roger Rodrigues da. Construção e avaliação de cenário de simulação imersiva por vídeo 360º para visita guiada ao quarto pré-parto, parto, pós-parto. 2024. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/76062. Acesso em: 05 fev. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76062-
dc.description.abstractThe guided tour brings the pregnant woman closer to the environment in which she will perform her childbirth. This activity is incorporated into the actions of humanization of care and helps to demystify negative preconceptions, in addition to contributing to the parturient woman can enjoy positively the experience of giving birth. The study aimed to develop and evaluate a scenario of immersive 360º video simulation for guided visit to the fourth PPP (Prenatal, Childbirth and Postpartum) for pregnant women. This is non-experimental methodological research that followed three stages: 1) construction of the simulation scenario, 2) evaluation of the script content by a committee of experts and, 3) preparation of the 360º video. For the creation of the script, the author appropriated theoretical references and relevant evidence for content composition. The content of the script was evaluated by five obstetric specialists: four nurses and one doctor. The instrument for content evaluation was composed of 38 questions, evaluated from a Likert scale of five points, being calculated the Content Validity Coefficient (CVC) and the Content Validity Ratio (RVC). The script obtained a CVCt = 0.82, resulting in a satisfactory score, which enabled the achievement of the 360º video. The level of agreement between the evaluators was evaluated considering the comprehension of RVC' language = 0.89, practical pertinence RVC' = 0.99, and theoretical relevance RVC' = 0.77, obtaining adequate grades as to agreement on the importance of the evaluated items. Although the instrument obtained a satisfactory score for the subsequent development of the 360º video, considerations made by the board of evaluators were incorporated into the final script. In sequence, it was followed by the construction of the 360º video "Guiding the birth: guided visit to the place of normal childbirth" that allows the user of technology to perform the visit in an immersive way. The 360º video presents 4 sections: 1) user welcome, 2) 360º view of the room PPP, 3) learn more and, 4) farewell. This media seeks to offer the possibility of familiarizing the pregnant woman with the structure of a room of a Normal Birth Center. The aspects of humanization were incorporated into the 360º video in order to educate the user about the best practices of childbirth care, as well as to stimulate their active role during childbirth itself, through a proactive and empowered posture.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.titleConstrução e avaliação de cenário de simulação imersiva por vídeo 360º para visita guiada ao quarto pré-parto, parto, pós-partopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA visita guiada aproxima a gestante ao ambiente em que ela desempenhará seu parto. Essa atividade está incorporada às ações de humanização do cuidado e auxilia para a desmistificação de pré-concepções negativas, além de contribuir para que a parturiente possa desfrutar de forma positiva da experiência de parir. O estudo teve como objetivo desenvolver e avaliar um cenário de simulação imersiva por vídeo 360º para visita guiada ao quarto PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto) para gestantes. Trata-se de uma pesquisa metodológica não experimental que seguiu três etapas: 1) construção do cenário de simulação, 2) avaliação do conteúdo do roteiro por um comitê de especialistas e, 3) elaboração do vídeo 360º. Para a criação do roteiro, o autor apropriou-se de referenciais teóricos e evidências relevantes para composição do conteúdo. O conteúdo do roteiro foi avaliado por cinco especialistas na área obstétrica: quatro enfermeiras e uma médica. O instrumento para avaliação de conteúdo foi composto por 38 questões, avaliadas a partir de uma escala likert de cinco pontos, sendo calculados o Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) e a Razão de Validade de Conteúdo (RVC). O roteiro obteve um CVCt = 0,82, resultando em uma nota satisfatória, o que viabilizou a consecução do vídeo 360º. O nível de concordância entre as avaliadoras foi avaliado considerando a compreensão de linguagem RVC' = 0,89, pertinência prática RVC' = 0,99, e, relevância teórica RVC' = 0,77, obtendo notas adequadas quanto à concordância sobre a importância dos itens avaliados. Apesar de o instrumento obter nota satisfatória para consequente desenvolvimento do vídeo 360º, considerações feitas pelo corpo de avaliadoras foram incorporadas ao roteiro final. Em sequência, seguiu-se com a construção do vídeo 360º “Guiando o nascimento: visita guiada ao local do parto normal” que permite a usuária da tecnologia realizar a visita de forma imersiva. O vídeo 360º apresenta 4 seções: 1) acolhida da usuária, 2) visão 360º do quarto PPP, 3) saiba mais e, 4) despedida. Essa mídia busca oferecer a possibilidade de familiarizar a gestante com a estrutura de um quarto de um Centro de Parto Normal. Os aspectos de humanização foram incorporados ao vídeo 360º a fim de educar a usuária quanto as melhores práticas de atenção ao parto e nascimento, bem como, estimular seu papel ativo durante o próprio parto, através de uma postura proativa e empoderada.pt_BR
dc.subject.ptbrGestantept_BR
dc.subject.ptbrPartopt_BR
dc.subject.ptbrPromoção da Saúdept_BR
dc.subject.ptbrEducação em Saúdept_BR
dc.subject.ptbrTelemedicinapt_BR
dc.subject.ptbrAprendizagem Interativapt_BR
dc.subject.enPregnant Womenpt_BR
dc.subject.enParturitionpt_BR
dc.subject.enHealth Promotionpt_BR
dc.subject.enHealth Educationpt_BR
dc.subject.enTelemedicinept_BR
dc.subject.enSimulation Trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0750-3981pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/9656369725630852pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1483-6656pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5593804766584817pt_BR
local.date.available2026-02-05-
Aparece nas coleções:DENF - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_rrsilva.pdf
🔒  Disponível em  2026-02-05
5,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.