Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76046
Type: | Dissertação |
Title: | Os arquétipos femininos nos contos de fadas clássicos e nas versões contemporâneas |
Authors: | Lobão, Geórgia Linhares Carneiro |
Advisor: | Oliveira Junior, José Leite de |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Contos de fadas;Gênero feminino;Arquétipos;Semiótica discursiva;Mito |
Keywords in English : | Fairy tales;Feminine gender;Archetypes;Discursive semiotics;Myth |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | LOBÃO, Geórgia Linhares Carneiro. Os arquétipos femininos nos contos de fadas clássicos e nas versões contemporâneas. Orientador: José Leite de Oliveira Junior. 2023. 77 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A pesquisa tem como objeto de estudo a representatividade do feminino presente em versões dos contos de fadas em cordel, nas suas versões clássicas e em versões contemporâneas. O objetivo geral é investigar as alterações de tal representatividade nos arquétipos presentes nas diferentes versões de contos de fadas, por meio da análise semiótica. Tem por objetivos específicos: comparar os arquétipos do feminino nas versões do conto A Bela e a Fera; comparar a construção de sentido de gênero no conto A Pequena Sereia , considerando se a versão clássica e as releituras nacionais, inclusive em cordel; compreender as alterações dos arquétipos de gênero, por meio dos instrumentos metalinguísticos semióticos, em diferentes versões dos clássicos contos de fadas A Bela e a Fera e A Pequena Sereia . Os fundamentos teóricos que ancoram esse trabalho serão pautados nos estudos sobre as questões de gênero. Os estudos têm por base autores como Jung (1977) e Frye (2000), no que diz respeito aos arquétipos, conceito essencial para identificar como as identidades e as suas representatividades são construídas nessas narrativas. Os estudos sobre as questões de gênero são abordados sob o olhar teórico de Beauvoir (1949) e Lacan (1988), dois percursores essenciais para compreender as primeiras e mais consagradas teorias sobre o estudo de gênero. Beauvoir defende a teoria do estudo de gênero como uma construção social; já Lacan estabelece uma outra vertente, a teoria da relação de objetos. Essas teorias, mesmo divergentes, têm bastante influência nesse campo de estudo, mostrando as suas enormes variantes e possibilidades. Os estudos a respeito da literatura popular têm como base Propp (1984), Albuquerque (2011), Saraiva (2004) e Câmara Cascudo (1939), responsáveis por desbravar tanto a teoria como os valores históricos, o que é fundamental para compreender sua importância tanto literária como social. São analisadas diferentes versões dos contos de fadas, por meio de obras variadas, desde as mais clássicas, como a dos irmãos Grimm, Charles Perrault, além de Madame de Beaumont e Madame de Villeneuve (responsáveis pelas duas versões mais famosas de A Bela e a Fera ), desde as novas versões inspiradas nos contos de fadas, de Clara Savelli e Louise O’Neill, até a versão em cordel, do professor Stélio Torquato. |
Abstract: | The research object of study is the representation of the feminine present in versions of fairy tales in cordel, in their classic versions and in contemporary versions. The general objective is to investigate changes in such representation in the archetypes present in different versions of fairy tales, through semiotic analysis. Its specific objectives are: to compare the archetypes of the feminine in the versions of the story Beauty and the Beast; compare the construction of gender meaning in the short story The Little Mermaid, considering the classic version and national reinterpretations, including in cordel; understand the changes in gend er archetypes, through semiotic metalinguistic instruments, in different versions of the classic fairy tales Beauty and the Beast and The Little Mermaid. The theoretical foundations that anchor this work will be based on studies on gender issues. The studies are based on authors such as Jung (1977) and Frye (2000), with regard to archetypes, an essential concept for identifying how identities and their representations are constructed in these narratives. Studies on gender issues are approached from the theo retical perspective of Beauvoir (1949) and Lacan (1988), two essential precursors to understanding the first and most established theories on the study of gender. Beauvoir defends the theory of gender study as a social construction; Lacan already establish es another aspect, the theory of the relationship of objects. These theories, although divergent, have a lot of influence in this field of study, showing their enormous variations and possibilities. Studies on popular literature are based on Propp (1984), Albuquerque (2011), Saraiva (2004) and Câmara Cascudo (1939), responsible for exploring both theory and historical values, (2004) and Câmara Cascudo (1939), responsible for exploring both theory and historical values, which is fundamental to understanding its importance both literary and social. Different versions of which is fundamental to understanding its importance both literary and social. Different versions of fairy tales are analyzed, through varied works, from the most classic, such as that of the Grimm brothers, Charles Perrault, as well as Madame de Beaumont and Madame de Villeneuve (responsible for the two most famous versions of Beauty and the Fera), from the new versions inspired by fairy tales, by Clara Savelli and Louise O'Neill, to the cordel version, by professor Stélio Torquato. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76046 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGLE- Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_glclobao.pdf | 2,27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.