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Tipo: TCC
Título: Tecnologia digital para educação em saúde sobre prevenção de quedas em pacientes hospitalizados: estudo quase-experimental
Autor(es): Araújo, Camila Emanuelle Silva de
Orientador: Caetano, Joselany Áfio
Palavras-chave em português: Tecnologia Digital;Educação em Saúde;Acidentes por Quedas
Palavras-chave em inglês: Digital Technology;Health Education;Accidental Falls
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Data do documento: 2023
Citação: ARAÚJO, Camila Emanuelle Silva de. Tecnologia digital para educação em saúde sobre prevenção de quedas em pacientes hospitalizados: estudo quase-experimental. 2023. 62 f. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/76030. Acesso em: 31 jan. 2024.
Resumo: A queda é um evento adverso recorrente dentro dos serviços de saúde, que pode comprometer mais ainda a condição clínica das pessoas no ambiente hospitalar, inclusive evoluindo para o óbito. Nesse contexto, intervenções multifatoriais têm feito positivo. Dessa forma, uma tecnologia educacional por meio do aplicativo “Quedas Não” pode contribuir para minimizar o risco de queda. O estudo tem o objetivo de avaliar o efeito da educação em saúde mediada por aplicativo móvel acerca da prevenção de quedas hospitalares no conhecimento de pacientes hospitalizados. Estudo quase experimental (pré e pós-teste), com 260 pessoas internadas em uma clínica médica de um hospital de ensino, em Fortaleza, no período de agosto a novembro de 2023. Para a coleta de dados, aplicou-se: questionário com dados clínicos, Escala de Quedas de Morse, Índice de Katz e Teste de conhecimento sobre prevenção de quedas para pré e pós-teste. Após a aplicação dos instrumentos, foi realizada a educação em saúde por meio do aplicativo "Quedas Não", seguido da aplicação do pós-teste. Para avaliar a normalidade dos testes, foram utilizados os testes Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk. Após identificação de não normalidade dos dados, foi utilizado o teste de McNemar para avaliar, pareadamente, as respostas do Teste de conhecimento antes e após a intervenção educativa. Predominaram pessoas do sexo masculino, idosos, aposentados, com companheiro, com filhos, cristãos, com 9 a 11 anos de estudo, provenientes de Fortaleza e com até 14 dias de internação, independentes ou dependentes para duas atividades de vida diária, de risco moderado para quedas. Todas as perguntas do Teste de conhecimento sobre prevenção de quedas obtiveram resultados estatisticamente significativos no pós-teste diante da média total de acertos, que passou de 8,24 (± 2,6) no pré-teste para 11,34 (±1,6) no pós-teste. As alternativas acerca da ocorrência de quedas e o aumento do tempo de internação e prática de exercícios físicos e alongamentos obtiveram maiores variações entre o pré e o pós-teste, apontando que os entrevistados não obtinham um bom conhecimento prévio sobre o assunto. Por outro lado, as questões que abordaram sobre levantar acompanhado, informar sobre o uso de medicações e o uso adequado do óculos, além dos fatores de risco associados ao uso de medicamentos psicotrópicos, hipnóticos e para dores fortes obtiveram menores variações entre o pré e o pós-teste, demonstrando que os participantes obtinham um bom conhecimento prévio sobre o assunto. Conclui-se que a educação em saúde por meio do aplicativo “Quedas Não” foi eficiente para melhora do conhecimento dos pacientes acerca da prevenção de quedas hospitalares.
Abstract: A fall is a recurrent adverse event within healthcare services, which can further compromise the clinical condition of people in the hospital environment, even leading to death. In this context, multifactorial interventions have been positive. In this way, educational technology through the “Quedas Não” application can contribute to minimizing the risk of falling. The study aims to evaluate the effect of health education mediated by a mobile application on the prevention of hospital falls on the knowledge of hospitalized patients. Quasi-experimental study (pre- and post-test), with 260 people admitted to a medical clinic at a teaching hospital, in Fortaleza, from August to November 2023. For data collection, the following was applied: questionnaire with data clinical tests, Morse Falls Scale, Katz Index and Fall Prevention Knowledge Test for pre- and post-test. After applying the instruments, health education was carried out using the "Quedas Não" application, followed by the application of the post-test. To assess the normality of the tests, the Kolmogorov-Smirnov and Shapiro-Wilk tests were used. After identifying non-normality of the data, the McNemar test was used to evaluate, in pairs, the answers to the Knowledge Test before and after the educational intervention. There was a predominance of male people, elderly, retired, with a partner, with children, Christians, with 9 to 11 years of study, from Fortaleza and with up to 14 days of hospitalization, independent or dependent for two activities of daily living, of moderate risk for falls. All questions in the Fall Prevention Knowledge Test obtained statistically significant results in the post-test given the total average number of correct answers, which went from 8.24 (± 2.6) in the pre-test to 11.34 (± 1. 6) in the post-test. The alternatives regarding the occurrence of falls and the increase in hospitalization time and the practice of physical exercises and stretching showed greater variations between the pre- and post-test, indicating that the interviewees did not obtain good prior knowledge on the subject. On the other hand, the questions that addressed getting up accompanied, informing about the use of medications and the appropriate use of glasses, in addition to the risk factors associated with the use of psychotropic, hypnotic and severe pain medications had smaller variations between the pre and the post-test, demonstrating that participants had good prior knowledge on the subject. It is concluded that health education through the “Quedas Não” application was efficient in improving patients' knowledge about preventing hospital falls.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76030
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0002-7230-3583
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/6398588763262445
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5527843821495191
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
Aparece nas coleções:ENFERMAGEM - Monografias

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