Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76029
Tipo: | TCC |
Título : | As reflexões e os desafios da formação de um professor que leciona aulas de reforço para um aluno com TDAH: uma narrativa autobiográfica |
Título en inglés: | The reflections and challenges of training a teacher who teaches reinforcement classes for a student with ADHD: an autobiographical narrative |
Autor : | Silva Filho, José Humberto Veras da |
Tutor: | Silva, José Roberto Feitosa |
Palabras clave en portugués brasileño: | TDAH;Formação acadêmica;Reflexões;Narrativas de professores;Pesquisa autobiográfica |
Palabras clave en inglés: | ADHD;Academic formation;Reflections;Teacher narratives;Autobiographical research |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | SILVA FILHO, José Humberto Veras da. As reflexões e os desafios da formação de um professor que leciona aulas de reforço para um aluno com TDAH: uma narrativa autobiográfica. 2023. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho aborda uma narrativa autobiográfica pautada nas reflexões, aprendizados e considerações sobre a formação acadêmica de um aluno do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará, modalidade Licenciatura e como sua trajetória acadêmica influenciou no seu trabalho como professor de reforço para uma criança diagnosticada com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade e o impulsionou a buscar sua formação continuada. A reflexão sobre a trajetória do autor, que neste trabalho se inicia no Ensino Fundamental e passa pelos momentos da sua graduação e como eles o influenciaram, até chegar na sua posterior inserção no mercado de trabalho e como ele se comporta e quais metodologias adota lecionando para uma criança com TDAH, é o objetivo de estudo deste trabalho. A abordagem metodológica utilizada foi fundamentada em uma perspectiva qualitativa e interpretativa, que teve como enfoque a análise de uma narrativa a partir da visão do autor, que desempenha o papel de personagem e protagonista. Como base teórica, foi percorrida uma extensa bibliografia que trata da formação de professores, do TDAH, da narrativa autobiográfica e das metodologias de ensino voltadas para o TDAH. Os resultados permitiram que o autor refletisse e entendesse que sua trajetória acadêmica foi essencial e de extrema importância para sua formação como professor, mas que, apesar da extensa carga horária na Licenciatura, no que se refere a preparação para ministrar aulas para crianças com TDAH, precisou construir seus conhecimentos por meio da formação continuada. |
Abstract: | This work addresses an autobiographical narrative based on reflections, learnings, and considerations about the academic journey of a student in the Biological Sciences program at the Federal University of Ceará, specializing in Teaching, and how his academic trajectory influenced his work as a tutor for a child diagnosed with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and propelled him to seek further professional development. The study aims to reflect on the author's trajectory, starting from his experiences in elementary school, progressing through his undergraduate studies and how these experiences influenced him, leading to his subsequent entry into the job market and his approach and methodologies for teaching a child with ADHD. The methodological approach used was based on a qualitative and interpretive perspective, focusing on the analysis of a narrative from the author's viewpoint, who also plays the role of the main character and protagonist. The theoretical framework involved an extensive review of literature on teacher education, ADHD, autobiographical narratives, and teaching methodologies tailored for ADHD. The findings allowed the author to reflect and understand that his academic journey was crucial and highly significant for his development as a teacher. However, despite the extensive workload during his teaching program, he recognized the need to build his knowledge through ongoing professional development when it comes to teaching children with ADHD. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76029 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/1997358409185168 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/1970606943345955 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_jhvsilvafilho.pdf | 288,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.