Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76024
Tipo: | Dissertação |
Título: | Norte Bienal: uma história da arte no interior do Ceará |
Autor(es): | Ferreira, Antonio Edivaldo |
Orientador: | Marinho, Claudia Teixeira |
Palavras-chave em português: | Artes;Rememoração;História da arte;Curadoria;Norte bienal |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | FERREIRA, Antonio Edivaldo. Norte Bienal: uma história da arte no interior do Ceará. 2023. 74 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | Esta pesquisa representa um mergulho nas memórias que compõem a recente história da arte no interior do Ceará. Ela se concentra na produção de artes visuais no estado, a partir de Sobral, explorando por meio da rememoração as narrativas de suas principais exposições coletivas ocorridas entre 2000 e 2013, assim como as cinco edições da Norte Bienal; objeto dessa pesquisa, realizadas no município entre 2014 e 2022. A Norte Bienal é um projeto dedicado à catalogação, fomento e difusão das artes visuais produzidas no interior do Ceará, com suas atividades formativas, artísticas e sociais realizadas majoritariamente no município de Sobral, Ceará. Para contar essa história, foram resgatados alguns percursos, contextos e eventos importantes, a exemplo do Salão Sobral de Arte Contemporânea, como forma de contextualizar o leitor no ambiente cultural sobralense anterior ao início do projeto. Autores como Sonia Salcedo del Castillo (2014), Glória Ferreira (2006, 2010) e Gilmar de Carvalho (2010), entre outros consultados, desempenharam papel fundamental na narrativa dessas ações expositivas e seus desdobramentos, essenciais para contar a história da arte no Ceará. O objetivo principal desta proposta é publicizar como a Norte Bienal contribuiu para que a arte produzida no interior do Ceará se tornasse “ao mesmo tempo, acontecimento, documentação e referência histórica” (FERREIRA, 2006, p. 138). A construção deste registro visa colaborar com a visibilidade de artistas e da produção plástica existentes nesse território, e sua importância para a história da arte do Ceará. Para atingir esses objetivos, o estudo empregou entrevistas, consultas a arquivos fotográficos, audiovisuais, catálogos, matérias jornalísticas e registros de falas proferidas por artistas e colaboradores do projeto. |
Abstract: | This study represents an exploration of the memories that constitute the recent history of art in Ceará’s inland cities. It focuses on the production of visual arts in the state, originating from Sobral, exploring through remembrance the narratives of its main collective exhibitions that occurred between 2000 and 2013, as well as the five editions of the Norte Bienal; the subject of this research, held in the municipality between 2014 and 2022. Norte Bienal is a project dedicated to cataloging, fostering, and disseminating visual arts produced in Ceará’s inland cities, with its formative, artistic, and social activities predominantly carried out in Sobral. To tell this story, some routes, contexts and important events were revisited, such as the Sobral Salon of Contemporary Art, as a way to acquaint the reader with the cultural landscape of Sobral before the project's initiation. Authors such as Sonia Salcedo del Castillo (2014), Glória Ferreira (2006, 2010), and Gilmar de Carvalho (2010), among others, played a fundamental role in shaping the narrative of these exhibitions and their ramifications, essential for recounting the history of art in Ceará. The main objective of this proposal is to document how Norte Bienal contributed to making the art produced in Ceará’s inland cities into something that is “simultaneously an event, documentation, and historical reference” (FERREIRA, 2006, p. 138). The creation of this document aims to bring visibility to the artists and the artistic production that exists in this territory, highlighting its importance for the art history of Ceará. To achieve these goals, this study employed interviews, consultations of photographic and audiovisual archives, catalogs, newspaper articles, and records of statements made by artists and project collaborators. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76024 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/9847169426586898 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_aeferreira.pdf | 2,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.