Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76014
Tipo: | Dissertação |
Título: | Por uma poética da precariedade: dispositivos político-poéticos na obra O fantástico circo do artista da fome, do Cangaias Coletivo Teatral |
Autor(es): | Souza, Luis Carlos Candido |
Orientador: | Cardoso, Thereza Cristina Rocha |
Palavras-chave em português: | Artes;Dispositivos de criação;Encenação;Dramaturgia;Poética da precariedade;Prática cartográfica |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | SOUZA, Luis Carlos Candido. Por uma poética da precariedade: dispositivos político-poéticos na obra O fantástico circo do artista da fome, do Cangaias Coletivo Teatral. 2023. 93 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | Nesta pesquisa busco problematizar o campo das artes da cena e do pensamento em/da criação teatral contemporânea. Articulo a obra O fantástico circo do artista da fome (2020), montagem do Cangaias Coletivo Teatral (2010-dias atuais), grupo do qual faço parte desde a fundação, suas interlocuções, estratégias e metodologias de criação, com a noção expandida de poética da precariedade, destacando as possíveis interferências mútuas e as consequentes produções de sentido. A montagem cênica é inspirada no conto Um Artista da Fome (1924), do autor tcheco Franz Kafka (1883-1924), onde são incutidos tensionamentos que permeiam a possibilidade de pensarmos a precariedade em sua dimensão político-poética: como tema (BRANDÃO; PRECIOSA, 2009) e (CURY, 2013), quanto como condição sócio-econômica e política (CANCLINI, 2015) e, ainda, enquanto experiência ontológica (FABIÃO, 2011). Os apontamentos acerca da literatura kafkiana seguem os rastros de Anders (2007), Benjamin (1987) e Deleuze e Guattari (2021) como disparadores poéticos. Para a tessitura desse pensamento, são referências, ainda, as noções de dispositivo em Agamben (2009) e a prática cartográfica em Kastrup e Barros (2009) e Da Costa (2020). Com esta pesquisa acerca da precariedade, que parte de uma condição periférica de criação cênica (do Sul Global; da América Latina; do Nordeste brasileiro; da região metropolitana de Fortaleza/CE), pretendo contribuir com o campo de um pensar-saber-fazer das artes da cena e seus modos operativos de criação e reflexão contemporânea, apostando que ela seja um disparador para poéticas e discussões futuras. |
Resumen: | En esta investigación, busco problematizar el campo de las artes escénicas y del pensamiento en/para la creación teatral contemporánea. Articulo la obra "El fantástico circo del artista del hambre" (2020), montaje del Colectivo Teatral Cangaias (2010 hasta la actualidad), grupo del cual formo parte desde su fundación, sus interacciones, estrategias y metodologías de creación con la noción expandida de poética de la precariedad, destacando las posibles interferencias mutuas y las consiguientes producciones de sentido. La puesta en escena se inspira en el cuento "Un artista del hambre" (1924) del autor checo Franz Kafka (1883-1924), donde se insertan tensiones que atraviesan la posibilidad de pensar la precariedad en su dimensión político-poética: como tema (BRANDÃO; PRECIOSA, 2009) y (CURY, 2013), así como condición socioeconómica y política (CANCLINI, 2015), y también como experiencia ontológica (FABIÃO, 2011). Los apuntes sobre la literatura kafkiana siguen las huellas de Anders (2007), Benjamin (1987) y Deleuze y Guattari (2021) como disparadores poéticos. Para la construcción de este pensamiento, también son referencias las nociones de dispositivo en Agamben (2009) y la práctica cartográfica en Kastrup y Barros (2009) y Da Costa (2020). Con esta investigación sobre la precariedad, que parte de una condición periférica de creación escénica (del Sur Global; de América Latina; del Nordeste brasileño; de la región metropolitana de Fortaleza/CE), pretendo contribuir al campo de un pensamiento-saber-hacer de las artes escénicas y sus modos operativos de creación y reflexión contemporánea, apostando a que sea un detonante para poéticas y discusiones futuras. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76014 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/2509065585297825 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/9450346202377323 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_lccsouza.pdf | 144,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.