Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76011
Tipo: Dissertação
Título : Aplicação do Moodle em metodologias ativas para alavancar o desempenho em disciplinas de cálculo
Autor : Magalhães, George Ribeiro Rodrigues
Tutor: Nascimento, José Cláudio do
Palabras clave en portugués brasileño: Metodologias Ativas;Ensino de Cálculo;Moodle
Palabras clave en inglés: Active Methodologies;Teaching Calculus;Moodle
Fecha de publicación : 28-nov-2023
Citación : MAGALHÃES, George Ribeiro Rodrigues. Aplicação do Moodle em metodologias ativas para alavancar o desempenho em disciplinas de cálculo. 2023. 50 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023.
Resumen en portugués brasileño: O ensino de disciplinas de cálculo nas universidades apresenta desafios significativos em nosso país. Altas taxas de reprovação são comuns e, com a pandemia de COVID-19 em 2020, surgiram novos obstáculos, como a transição do ensino tradicional para o ensino remoto. Essa mudança exigiu a utilização de aplicativos e softwares para a gestão do ensino a distância. Nesse contexto, este trabalho propõe um estudo sobre a aplicação de metodologias ativas de ensino e a adaptação do ensino devido à pandemia, com ênfase no uso do Moodle para gerenciar o ensino. O presente estudo analisou o desempenho dos alunos do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará em disciplinas de Cálculo durante três diferentes transições de ensino: a transição do ensino presencial para o remoto, utilizando o Moodle durante o período da pandemia; a volta das universidades ao modelo presencial e a transição do ensino remoto para o presencial, com o Moodle sendo utilizado para atividades online; e a implementação de estratégias de aprendizagem ativa, como a formação de grupos de estudos presenciais, estímulo aos fóruns de discussão online e a divisão do conteúdo online em vídeos curtos para reforçar a aprendizagem colaborativa, tudo isso utilizando a plataforma Moodle. O objetivo fundamental deste estudo consiste em comparar o desempenho dos estudantes nos períodos em que a metodologia ativa foi aplicada e nos momentos em que não foi utilizada. Os resultados desta pesquisa revelam que o uso do Moodle em conjunto com a adoção de metodologias ativas resultou em um aumento de aproximadamente 10% na taxa de aproveitamento dos alunos.
Abstract: Teaching calculus subjects at universities presents significant challenges in our country. High failure rates are common, and with the COVID-19 pandemic in 2020, new obstacles have emerged, such as the transition from traditional to remote learning. This change required the use of applications and software to manage distance learning. In this context, this work proposes a study on the application of active teaching methodologies and the adaptation of teaching due to the pandemic, with an emphasis on the use of Moodle to manage teaching. The present study analyzed the performance of students on the Electrical Engineering course at the Federal University of Ceará in Calculus subjects during three different teaching transitions: the transition from in-person to remote teaching, using Moodle during the pandemic period; the return of universities to the in-person model and the transition from remote to in-person teaching, with Moodle being used for online activities; and the implementation of active learning strategies, such as forming face-to-face study groups, encouraging online discussion forums and dividing online content into short videos to reinforce collaborative learning, all using the Moodle platform. The fundamental objective of this study is to compare the performance of students in the periods in which the active methodology was applied and in the moments in which it was not used. The results of this research reveal that the use of Moodle in conjunction with the adoption of active methodologies resulted in an increase of approximately 10% in the student achievement rate.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76011
ORCID del autor: https://orcid.org/0009-0002-2346-947X
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/3715190339283611
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-4897-5750
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/1427480947342034
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEEC - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_ dis_grbmagalhaes.pdf.pdfDissertação_versão final939,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.