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Tipo: Tese
Título: Infâncias e leituras que entrelaçam a vida no campo: imagens que modelam a paisagem do Assentamento Lagoa do Norte – Nova Russas/Ceará
Autor(es): Souza, Maria Deuselena Dias de
Orientador: Jucá, Gisafran Nazareno Mota
Palavras-chave em português: Infância;Práticas de leitura;Assentamentos;Educação do campo
Palavras-chave em inglês: Childhood;Reading practices;Lagoa do Norte settlement;Rural education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2023
Citação: SOUZA, Maria Deuselena Dias de. Infâncias e leituras que entrelaçam a vida no campo: imagens que modelam a paisagem do Assentamento Lagoa do Norte – Nova Russas/Ceará. 2023. 208 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: O presente estudo busca investigar como se constituem as práticas de leitura vivenciadas pelas crianças que residem no Assentamento Lagoa do Norte, no município de Nova Russas/Ceará. As reflexões deste trabalho incidem em compreender os percursos que são delineados para que as crianças do assentamento possam se apropriar da leitura das palavras a partir da leitura que elas fazem do mundo e das interações que estabelecem com as pessoas em sua volta. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que fez uso de entrevistas com as crianças, seus familiares e líderes comunitários, além de observações nos diversos momentos em que a leitura era realizada. Para alcance do objetivo proposto, a investigação põe como guia de orientação destes estudos o seguinte problema: de que modo se dá a relação entre a forma de constituição da infância e as práticas de leitura das crianças do Assentamento Lagoa do Norte, Nova Russas/CE? Para responder a essa questão, o estudo teve como principal objetivo: analisar o modo como a leitura vai sendo constituída pela infância e como esta vai sendo modelada pelas diferentes práticas de leitura experienciadas no contexto de um assentamento. Para investigar esses aspectos, relacionei as diferentes redes de relação social que as crianças fazem acontecer, as interações que suscitam e os espaços sociais que dispõem para acessar a leitura e movimentar as muitas histórias que moram dentro de uma mesma página. Embasam as ideias deste trabalho os seguintes autores: Ariès (2019), Arendt (2007), Elias (1998), Freire (2018), Lajolo (2001), Caldart (2000), Meireles (2001) e Fernandes (2006), assim como a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente, os documentos da Associação Lagoa do Norte, dentre outros autores e documentos que tratam de estudos sobre a infância, as práticas de leitura, os assentamentos e a educação no campo. No decorrer da pesquisa, verificou-se que as práticas de leitura são edificadas a partir da consciência de que ela não se faz sozinha, é sempre construída em relação com outras pessoas e em situações diversas. Desse modo, elas realizam redes de leitura que redimensionam o sentido do que representa o valor simbólico da leitura. Os resultados obtidos permitem afirmar que o modo de viver a infância no referido assentamento se constrói em tempos plurais, com um jeito singular de ler a vida em sua volta. Ficou evidenciado nos estudos que a leitura, assim como a esperança, como bem disse Dom Fragoso, “é uma luz que deve permanecer sempre acesa na consciência das pessoas”, a guiar seus passos na longa caminhada da existência humana.
Abstract: This study intends to investigate how the reading practices experienced by children living in the Lagoa do Norte Settlement in the municipality of Nova Russas/Ceará are constituted. The reflections of this work focus on understanding the paths that are outlined so that the children of the settlement can appropriate the reading of words from the reading they do of the world and the interactions they establish with the people around them. This is a qualitative study which made use of interviews with the children, their families and community leaders, as well as observations of the various moments when reading took place. In order to achieve the proposed objective, the research was guided by the following problem: How is the relationship between the way childhood is constituted and the reading practices of the children of the Lagoa do Norte Settlement, Nova Russas/Ce? To answer this question, the study's main objective was to analyze how reading is constituted by childhood and how it is shaped by the different reading practices experienced in the context of a settlement. In order to investigate these aspects, I related the different social relationship networks that children make happen, the interactions they provoke and the social spaces they have available to access reading and move through the many stories that live on the same page. The ideas behind this work are based on the following authors: Ariès (2019), Arendt (2007), Elias (1998), Freire (2018), Lajolo (2001), Caldart (2000), Meireles (2001) Fernandes (2006), as well as the Federal Constitution of 1988 and the Statute of the Child and Adolescent, the documents of the Lagoa do Norte Association, among other authors and documents that deal with studies on childhood, reading practices, settlements and education in the countryside. In the course of the research, it was found that reading practices are built on the awareness that reading is not done alone, but is always constructed in relation to other people and in different situations. In this way, they create reading networks that reshape the meaning of what the symbolic value of reading represents. The results obtained allow us to affirm that the way of living childhood in this settlement is constructed in plural times, with a unique way of reading life around them. The studies have shown that reading, like hope, as Dom Fragoso said, "is a light that must always remain burning in people's consciences", guiding their steps on the long journey of human existence.
Descrição: Souza, Maria Deuselena Dias de. Infâncias e leituras que entrelaçam a vida no campo: Imagens que modelam a paisagem do Assentamento Lagoa do Norte – Nova Russas/Ceará. 2023. 211f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75985
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/0833133979224938
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

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