Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75909
Tipo: | Dissertação |
Título: | Escola da escolha ou crise da escola? Mercantilização da educação pública através da práxis dos aparelhos privados de hegemonia burguesa |
Autor(es): | Vasconcelos, John Weyne Maia |
Orientador: | Sousa Junior, Justino de |
Palavras-chave em português: | Crise da escola;Mercantilização;Institutos empresariais;Lei da queda da taxa de lucro |
Palavras-chave em espanhol: | Crisis de la escuela;Mercantilización;Institutos empresariales;Ley de la tasa decreciente de ganância |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | VASCONCELOS, John Weyne Maia. Escola da escolha ou crise da escola? Mercantilização da educação pública através da práxis dos aparelhos privados de hegemonia burguesa. 2023. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo principal investigar o processo de mercantilização da educação pública a partir da interferência dos institutos empresariais do terceiro setor, nomeadamente o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), que atua nas escolas integrais da rede pública municipal de Fortaleza. Busca-se entender sua práxis, o que pretendem e o papel que desempenham estes aparelhos privados de hegemonia (APH) no cenário público educacional enquanto representação dos interesses da classe dominante. Analisa-se a hipótese de que esse fenômeno se dá num contexto histórico de crise regressiva e destrutiva do capital. Nestes meandros, acreditamos que a exacerbação dos processos de mercantilização e privatização do ensino representam o que chamamos de crise da escola. Assim como István Mészáros entendeu que “os limites absolutos” do capital foram alcançados, fato que se revela pela “lei mais importante da economia burguesa” - a lei da tendência para a queda da taxa de lucro - prescrutamos o pressuposto de que a dinâmica deste processo do capitalismo, que, em poucas palavras, consiste no crescimento de capital constante em proporção inversa ao capital variável, resulta na dispensa de parcelas crescentes do trabalho vivo, o que por sua vez faz crescer uma “população supérflua” e esse fenômeno regressivo-destrutivo atinge em cheio as possibilidades democráticas da educação pública. A metodologia de pesquisa orientou-se pelas contribuições do materialismo dialético através da análise bibliográfico-documental destes aparelhos privados. Foram utilizados relatórios, pois como foi observado, estes institutos empresariais muitas vezes realizam pesquisas, coletam dados e publicam relatórios sobre suas áreas de atuação e resultados obtidos. Esses relatórios possuíam informações valiosas que foram empregadas como fontes primárias para a análise do fenômeno estudado. Percebeu-se durante a investigação que há uma forte presença do Banco Mundial no incentivo e na promoção deste tipo de práxis mercantilista. Parte desta afirmação consistiu na leitura dos materiais coletados que trataram sobre o “vanguardismo” do Ceará através da parceria com o Banco Mundial por meio de empréstimos financeiros. |
Resumen: | El objetivo principal de esta investigación es investigar el proceso de mercantilización de la educación pública a partir de la interferencia de institutos empresariales del tercer sector, concretamente el Instituto de Corresponsabilidad Educativa (ICE), que actúa en escuelas de enseñanza general de la red pública municipal de Fortaleza. El objetivo es comprender su praxis, lo que pretenden y el papel que desempeñan estos aparatos privados de hegemonía (APH) en el escenario de la educación pública como representación de los intereses de la clase dominante. La hipótesis es que este fenómeno ocurre en un contexto histórico de crisis regresiva y destructiva del capital. En este contexto, creemos que la exacerbación de los procesos de mercantilización y privatización de la educación representan lo que llamamos la crisis de la escuela. Así como István Mészáros entendía que se han alcanzado "los límites absolutos" del capital, hecho que se revela por la "ley más importante de la economía burguesa", la ley de la tendencia a la caída de la tasa de ganancia, nosotros prescribimos la hipótesis de que la dinámica de este proceso del capitalismo, que en pocas palabras consiste en el crecimiento del capital constante en proporción inversa al capital variable, provoca el despido de porciones crecientes de mano de obra viva, lo que a su vez hace crecer una "población superflua", y este fenómeno regresivo-destructivo golpea duramente las posibilidades democráticas de la educación pública. La metodología de la investigación se orientó por los aportes del materialismo dialéctico a través de un análisis bibliográfico-documental de estos aparatos privados. Como se ha observado, estos institutos empresariales suelen realizar investigaciones, recopilar datos y publicar informes sobre sus áreas de actividad y los resultados obtenidos. Estos informes contenían información valiosa que se utilizó como fuente primaria para analizar el fenómeno objeto de estudio. Durante la investigación, se constató la fuerte presencia del Banco Mundial en el fomento y promoción de este tipo de prácticas mercantilistas. Parte de esta afirmación consistió en la lectura de los materiales recogidos que trataban del "vanguardismo" de Ceará a través de su asociación con el Banco Mundial por medio de préstamos financieros. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75909 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/5835023680619914 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_jwmvasconcelos.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.