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Tipo: Tese
Título : A sequência Fedathi e o jogo de tabuleiro: recursos metodológicos para o ensino de anatomia
Autor : Soares Neto, Josaphat
Tutor: Souza, Emmanuel Prata de
Co-asesor: Borges Neto, Hermínio
Palabras clave en portugués brasileño: Jogos e Brinquedos;Ensino;Anatomia
Palabras clave en inglés: Play and Playthings;Teaching;Anatomy
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MORFOLOGIA
Fecha de publicación : 2023
Citación : SOARES NETO, Josaphat. A sequência Fedathi e o jogo de tabuleiro: recursos metodológicos para o ensino de anatomia. 2023. 187 f. Tese (Doutorado em Ciências Morfofuncionais) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/75907. Acesso em: 19 jan. 2024.
Resumen en portugués brasileño: O ensino de anatomia tem como característica comum o desenvolvimento de práticas tradicionais, onde o professor expõe uma grande quantidade de conteúdos nas aulas e que são exigidos nas provas teóricas e práticas. Torna-se assim, necessária a inserção de novas alternativas pedagógicas que possam contribuir na melhoria do processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa tem como objetivo analisar os impactos acerca do uso do jogo de tabuleiro na prática de ensino baseada na proposta de ensino da Sequência Fedathi (SF) na disciplina de Anatomia Humana para os alunos da área de saúde, em especial, aos alunos da Turma de Farmácia da Universidade Federal do Ceará-UFC. A pesquisa apresenta-se como um levantamento exploratório descritivo e experimental com abordagens qualitativas e quantitativas sobre a relação e aplicação dos recursos metodológicos no/para o ensino na área de saúde, em especial na disciplina de Anatomia. O estudo tem como suporte teórico Borges Neto (2001,2016,2017), Ausubel (2003). O tema em destaque no estudo de anatomia a ser desenvolvido na pesquisa foi o Sistema Urinário e sendo adotado como recursos metodológicos o jogo de tabuleiro mediado pela Sequência Fedathi (SF). A pesquisa foi desenvolvida no Departamento de Morfologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará – UFC, tendo como sujeitos participantes, alunos matriculados no primeiro semestre da área da saúde, em especial, das turmas do Curso de Farmácia.A validação do jogo de tabuleiro contou com a presença selecionada de vinte juízes especialistas, sendo 19 (95%) com área de trabalho na docência e um (05%) na área de pesquisa sobre a temática da anatomia. Foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados, os pré-testes, pós-teste e questionários. Para análise estatística, utilizou-se o software GraphPad Prism 8.0.1 Kruskal- Wallis sendo considerado significante quando apresentaram (p<0,0001). Os resultados confirmaram a validação do jogo de tabuleiro nos critérios pré-estabelecidos como design, cartas e relevância do jogo com IVC geral aproximado a 0,90 superior ao mínimo de 078. Quanto ao uso dos recursos metodológicos na disciplina de Anatomia, observou-se um acréscimo no número de acertos no pré-teste e pós-teste e nos teste de longo prazo quando comparados ao ensino tradicional o que comprova uma melhor qualificação no processo de ensino-aprendizagem. Quanto aos impactos pedagógicos no uso dos recursos, observa-se uma maior interação na dinâmica da aula, possibilitando a construção de novos conhecimentos de forma cooperativa, promovendo uma maior autonomia ao aluno, e oportunizando o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, beneficiando de forma direta na sua formação acadêmica e aptidão profississional. Quanto ao uso dos recursos metodológicos na disciplina de Anatomia, observou-se um acréscimo no número de acertos no pré-teste e pós-teste e nos teste de longo prazo quando comparados ao ensino tradicional o que comprova uma melhor qualificação no processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: Anatomy teaching has as a common feature the development of traditional practices, where the teacher exposes a large amount of content in class and which are required in theoretical and practical tests. Thus, it becomes necessary to insert new pedagogical alternatives that can contribute to the improvement of the teaching and learning process. The research aims to analyze the impacts on the use of the board game in teaching practice based on the teaching proposal of the Fedathi Sequence (SF) in the Human Anatomy discipline for students in the health area, in particular, for students in the Class of Pharmacy at the Federal University of Ceará-UFC. The research presents itself as a descriptive and experimental exploratory survey with qualitative and quantitative approaches on the relationship and application of methodological resources in/for teaching in the health area, especially in the discipline of Anatomy. The study has as theoretical support Borges Neto (2001,2016,2017), Ausubel (2003). The theme highlighted in the anatomy study to be developed in the research was the Urinary System and the board game mediated by the Fedathi Sequence (SF) was adopted as methodological resources. The research was carried out in the Department of Morphology of the Faculty of Medicine of the Federal University of Ceará – UFC, with participants enrolled in the first semester of the health area, in particular, from the Pharmacy Course classes, professors and monitors. The validation of the board game had the selected presence of twenty expert judges, 19 (95%) working in teaching and one (05%) in research on anatomy. Pre-tests, post-tests and questionnaires were used as instruments for data collection. For statistical analysis, the GraphPad Prism 8.0.1 Kruskal-Wallis software was used, being considered significant when presented (p<0.0001). The results confirmed the validation of the board game in the pre-established criteria such as design, cards and relevance of the game with a general CVI of approximately 0,90 higher than the minimum of 0,78. As for the use of methodological resources in the Anatomy discipline, there was an increase in the number of correct answers in the pre-test and post-test and in the long-term tests when compared to traditional teaching, which proves a better qualification in the teaching-teaching process. learning. As for the pedagogical impacts on the use of resources, there is greater interaction in the dynamics of the class, enabling the construction of new knowledge in a cooperative way, promoting greater autonomy for the student, and providing opportunities for the development of meaningful learning, directly benefiting in their academic training and professional aptitude. As for the pedagogical impacts on the use of resources, there is greater interaction in the dynamics of the class, enabling the construction of new knowledge in a cooperative manner, promoting greater autonomy for the student, and providing opportunities for the development of significant learning, benefiting directly in their academic training and professional aptitude. Regarding the use of methodological resources in the Anatomy discipline, an increase in the number of correct answers in the pre-test and post-test and in the long-term tests was observed when compared to traditional teaching, which proves a better qualification in the teaching process- learning.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75907
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/4953143819284443
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/5421965627684351
ORCID del co-asesor: https://orcid.org/0000-0003-4854-6953
Lattes del co-asesor: http://lattes.cnpq.br/6933091154844634
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DMO - Teses defendidas na UFC

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