Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75884
Type: TCC
Title: Formulação de um guia botânico didático como ferramenta de educação ambiental no Centro de Estudos Ambientais Costeiros (CEAC), como espaço de ensino não formal
Title in English: Formulation of a didactic botanical guide as an environmental education tool at the Center for Coastal Environmental Studies (CEAC), as a non-formal teaching space
Authors: Pereira, Carlos Henrique de Sousa
Advisor: Loiola, Maria Iracema Bezerra
Keywords in Brazilian Portuguese : Ensino-aprendizagem;Guia fotográfico;Flora;Material didático
Keywords in English : Teaching-learning;Photographic guide;Flora;Courseware
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Issue Date: 2023
Citation: PEREIRA, Carlos Henrique de Sousa. Formulação de um guia botânico didático como ferramenta de educação ambiental no Centro de Estudos Ambientais Costeiros (CEAC), como espaço de ensino não formal. 2023. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: Diversos fatores influenciam e dificultam o processo de aprendizagem da botânica como um conteúdo curricular na disciplina de biologia, já que esse conteúdo é visto muitas vezes como uma ciência descritiva, repleta de termos memorizáveis e vazios de significado, além do déficit da formação de profissionais de ensino quanto a esse tema. Essa prática pode gerar a cegueira botânica, o que pode ser prejudicial para a conservação da flora. Na educação, a abordagem é essencial para potencializar o ensino sobre as plantas e sua diversidade. Quando o objetivo é aliar a teoria escolar com a prática, os espaços não formais são ótimas ferramentas para embasar e assessorar o aprendizado. Este trabalho tem o objetivo de criar um Guia Botânico das Trilhas do Estuário do Rio Pacoti como suporte didático nas atividades de educação ambiental do Programa de Educação Ambiental Marinha (PEAM), para incentivar a busca de conhecimento sobre as plantas aliado a um ambiente não formal de ensino, o Centro de Estudos Ambiental Costeiro (CEAC), e como podem auxiliar na aprendizagem de botânica. O Guia Botânico foi desenvolvido nas trilhas do CEAC, um centro de pesquisa do Labomar - UFC localizado dentro da APA do Rio Pacoti. Para a criação do guia, o levantamento fotográfico foi realizado durante todo o ano, levando em consideração o período seco e chuvoso. As espécies foram identificadas com o suporte de material relacionado ao ambiente de Mata de Tabuleiro, Manguezal e Apicum, além de suporte profissional em taxonomia vegetal. As espécies-chave foram escolhidas de acordo com a facilidade de ser observada na trilha, possuir algum nome popular ou importância. O layout conta com: nome popular e científico, um texto descritivo da espécie e ícones informativos sobre sua importância. O guia foi finalizado com 52 páginas, sendo registradas 46 espécies nos três ambientes. Diversas plantas apresentaram importância ambiental, medicinal, econômica, ornamental e de risco. Estas importâncias, assim como a descrição das plantas, criam arcabouços teóricos durante a prática de educação ambiental, ajudando a significar as suas ideias sobre a flora, principalmente regional, a partir do reconhecimento das plantas que ocorrem na trilha. Diversas plantas apresentadas no guia, possuem informações que são úteis para sustentar uma prática pedagógica crítica e que incentivam a percepção botânica.
Abstract: Several factors influence and complicate the process of learning botany as a curricular content in the biology discipline, as this content is often seen as a descriptive science, full of memorizable terms that are empty of meaning, in addition to the deficit in the training of botany professionals. teaching on this topic. This practice can lead to botanical blindness, which can be harmful to the flora. In education, the approach is essential to enhance teaching about plants and their diversity. When the objective is to combine school theory with practice, non-formal spaces are great tools to support learning. This work aims to create a Botanical Guide to the Pacoti River Estuary Trails as didactic support in environmental education activities of the Marine Environmental Education Program (PEAM), to encourage the search for knowledge about plants combined with a non-formal space of teaching, the Center for Coastal Environmental Studies (CEAC), and how they can help in learning botany. The Botanical Guide was developed on the trails of CEAC, a Labomar - UFC research center located within the APA of the Rio Pacoti. To create the guide, the photographic survey was carried out throughout the year, taking into account the dry and rainy seasons. The species were identified with the support of material related to the board forest, mangrove and apicum environment, in addition to professional support in plant taxonomy. The key species were chosen according to whether they were easy to observe on the trail, had a popular name or were important. The layout includes: popular and scientific name, a descriptive text of the species and informative icons about its importance. The guide was completed with 52 pages, with 46 species recorded in the three environments. Several plants presented environmental, medicinal, economic, ornamental and risk importance. These importances, as well as the description of the plants, create theoretical frameworks during the practice of environmental education, helping to give meaning to their ideas about the flora, mainly regional, based on the recognition of the plants that occur on the trail. Several plants presented in the guide contain information that is useful to support critical pedagogical practice and encourage botanical perception.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75884
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/9609912655173252
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_tcc_chspereira.pdf37,82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.