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Tipo: Tese
Título: Intervenção do capital na escola pública do Ceará: os programas do agro e a disputa de hegemonia na educação, na escola e nos sujeitos do campo
Autor(es): Silva, Maria de Lourdes Vicente da
Orientador: Sales, Celecina de Maria Veras
Palavras-chave em português: Educação do campo;Agronegócio;Movimentos sociais;Gestão escolar
Palavras-chave em inglês: Education of the countryside;Agribusiness;Social movements;School management;Rural education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, Maria de Lourdes Vicente da. Intervenção do capital na escola pública do Ceará: os programas do agro e a disputa de hegemonia na educação, na escola e nos sujeitos do campo. 2023. 338 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: O presente estudo de tese objetiva analisar a atuação do Programa Agrinho nas Escolas localizadas em territórios camponeses, buscando avaliar em que medida suas ações contradizem os fundamentos da Educação do Campo construída pelos movimentos sociais e como se caracteriza a disputa de projetos de desenvolvimento, de Educação dos sujeitos do campo. A pesquisa adota uma perspectiva teórico-metodológica de natureza dialética e histórica, considerando o permanente processo de transformação do saber e da dinâmica da vida no campo. Estuda, a partir dos princípios da Pedagogia do Território, como ocorreram os processos de formação e transformação da Educação e da Escola no Campo no Ceará (evidenciando os distintos interesses e percepções). A pesquisa de campo envolveu quatorze escolas camponesas localizadas nos territórios de Quixeré e Itarema, no Ceará, e reflete sobre a ação da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) por meio do Programa “Agronegócio na Escola” e sua intervenção no processo educativo e pedagógico no interior das Escolas. Desse modo, traça uma moldura sócio-histórica que permite compreender os desafios, as tensões da práxis educativa e as interferências na formação sociocultural e política de sujeitos do campo. Essa pesquisa também aprofunda a compreensão sobre o processo de privatização da escola pública desde a inserção de grandes empresas capitalistas no ensino público a partir do aparato estatal, por meio de projetos e programas de Gestão/Formação/Material Didático; de consultorias para avaliação e sistematização de dados; de política de vouchers; e concessões para o gerenciamento privado de escolas públicas com repasses do fundo público. O estudo apresenta, em conclusão, um processo de intervenção do capital privado no ensino público cearense (e brasileiro) e os níveis de corrosão da educação pública. E, por fim, aponta os desafios para a construção de um projeto popular de educação, cujo fundamento é a luta sócio-histórica dos sujeitos do campo.
Abstract: This study aims at analyzing the implementation of the Agrinho Program in schools located in Ceará State peasant territories, seeking to assess to what extent its actions contradict the fundamentals of the Education of the Countryside defended by social movements as well as how the dispute of projects and education of the subjects of the countryside is presented. The research opts for a dialectical and historical methodology, considering the permanent process of transformation of knowledge and dynamics of life in the countryside. The investigation uses the principles of Territorial Pedagogy to understand the processes of formation and transformation of Education and Schools of the Countryside occurred in Ceará (highlighting the different interests and perceptions about them). The field research involved 14 peasant schools in the territories of Quixeré and Itarema, bothe in Ceará, and it evaluates the action of the Brazilian Agribusiness Association (ABAG) through the Program "Agribusiness in School" and its intervention in the educational and pedagogical process within the schools. Thus, it outlines a socio- historical framework that allows us to understand the challenges, tensions and confluences that impact on the educational praxis, socio-cultural and political formation of the subjects of the countryside. This research offers a deeper understanding of the privatization process in public school with the insertion of large capitalist companies in public education by the state apparatus, through projects and programs of Management/ Training/ Textbooks; through consultancy for data analysis and systematization; policy; and through concessions for the private management of public schools with transfer of public resources. We conclude that there is a process of intervention by the private capital in the public schools of Ceará (and Brazil) that threatens Brazilian public education. And finally, it points out the challenges for the construction of a popular education project that is based on the social-historical struggle of the subjects of the countryside.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75858
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/1296421201127396
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/4518176875892063
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

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