Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7582
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Luís Távora Furtado | - |
dc.contributor.author | Silva, Marcus Flávio Alexandre da | - |
dc.date.accessioned | 2014-03-10T11:41:27Z | - |
dc.date.available | 2014-03-10T11:41:27Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Marcus Flávio Alexandre da. Estética e audiovisual no Ceará: uma aproximação crítica à luz da ontologia marxiana. 2011. 130f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7582 | - |
dc.description.abstract | The audiovisual products generated by the policies of public funding and training of film makers from Ceará are discussed in this introductory research. For this, we made an esthetic analysis of 14 short films presented during the 6thCeará State Cinema and Video Funding Event organized by the Department of Culture of Ceará, launched on November, 2006. In this analysis we evaluated the quality of those productions, taking into consideration the esthetic elements related to theoretical bases of the Marxist ontology and of the reflection’s theory of Geörgy Lukács as well as the theoretical contributions connected to the cinema universal language. Concerning the empirical methodology used, the study was based on documentary research, use of questionnaires and interviews together with the oriented use of a form during the interpretation of the videographic proposals. The results showed that most of the films evaluated may be considered only creative human objectivations since their levels of contribution to enriching both daily life and mankind’s historical fight for emancipation are rather limited. Therefore, those films cannot be considered inventive human objectivations. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Marx,Karl,1818-1883 - Estética | pt_BR |
dc.subject | Curta-metragem - Ceará - História e crítica | pt_BR |
dc.subject | Cinema - Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Diretores e produtores de cinema - Treinamento - Ceará | pt_BR |
dc.title | Estética e audiovisual no Ceará: uma aproximação crítica à luz da ontologia marxiana | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Os produtos audiovisuais decorrentes das políticas de editais e da formação do cineasta cearense são discutidos nesta investigação introdutória. Para tanto, foram analisadas esteticamente 14 curtas-metragens contemplados no VI Edital Ceará de Cinema e Vídeo da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, lançado no dia sete de novembro de 2006, no qual se avaliou a qualidade dessas produções, levando em conta os elementos estéticos alusivos aos referenciais da ontologia marxiana e da teoria do reflexo, de Geörgy Lukács, bem como os aportes teóricos relacionados a linguagem universal do cinema. No tocante aos procedimentos empíricos adotados, o estudo baseou-se em pesquisa documental, aplicação de questionários e de entrevistas, complementadas com a utilização orientada de um formulário durante a interpretação das propostas videográficas. Os resultados comprovaram que a maioria dos filmes em questão podem ser considerados somente como objetivações humanas criativas, pois seus níveis de contribuição ao enriquecimento da vida cotidiana e da luta histórica da humanidade pela emancipação, apresentam-se bastante limitados, não podendo, assim, ser considerados como objetivações humanas inventivas. | pt_BR |
dc.title.en | Esthetics and audiovisual in Ceará: a critical approach in light of the Marxian ontology | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011-TESE-MFASILVA.pdf | 3,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.