Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75829
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Chaves, José Osvaldo Mesquita | - |
dc.contributor.author | Souza, Érik de Oliveira de | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-16T13:44:19Z | - |
dc.date.available | 2024-01-16T13:44:19Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Érik de Oliveira de. Como o(a)s estudantes de cursos de TI estão se informando? : um estudo de caso na UFC Campus Russas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Campus de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75829 | - |
dc.description.abstract | Disinformation is the term most used to designate what is popularly known as fake news. This phenomenon has become a major problem throughout society, its rapidly spreading nature is mainly used through social networks. A resource that until then has been used as a strategy by groups to obtain their own advantages and gains. This work seeks to capture an insight into a specific audience, students of Information Technology courses at the Federal University of Ceara on the Russas campus. Through this research, we seek to identify which technologies these students use to find out about news in general, discover whether they use fact-checking agencies, and also understand why and on which topics they think they misleading information is produced. Through the data acquired, it is intended to demonstrate analyzes around the subject, and highlight the fundamental role that the aforementioned agencies are currently playing, despite the fact that they are not yet well known by the population. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Como o(a)s estudantes de cursos de TI estão se informando? : um estudo de caso na UFC Campus Russas | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Desinformação é o termo mais usado para designar o que ficou conhecido popularmente por fake news. Este fenômeno tornou-se um grande problema em toda a sociedade, sua natureza de rápida disseminação é usada através principalmente das redes sociais. Recurso que até então, tem sido utilizado como estratégia por grupos para obter vantagens e ganhos próprios. O presente trabalho busca captar um insight sobre um público específico, os estudantes dos cursos de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Ceará do campus de Russas. Através desta pesquisa, procura-se identificar quais tecnologias estes alunos utilizam para se informar sobre notícias em geral, descobrir se os mesmos utilizam das agências de checagem de fatos, e ainda entender por que motivos e sobre quais assuntos eles acham que se fabricam as informações enganosas. Através dos dados adquiridos, pretende-se demonstrar análises em torno do assunto, e destacar o papel fundamental que as agências mencionadas estão fazendo atualmente, apesar de que estas ainda não sejam muito conhecidas pela população. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Desinformação | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Fake news | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Disseminadores | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Agências de checagem | pt_BR |
dc.subject.en | Disinformation | pt_BR |
dc.subject.en | Fake news | pt_BR |
dc.subject.en | Disseminators | pt_BR |
dc.subject.en | Fact-checking agencies | pt_BR |
local.date.available | 2024-01-16 | - |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_eosouza.pdf | 3,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.