Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75748
Tipo: Dissertação
Título : Hospedagem compartilhada: uma análise dos fatores que influenciam sua escolha
Autor : Braga, Paulo Roberto de Freitas
Tutor: Romero, Cláudia Buhamra Abreu
Palabras clave en portugués brasileño: Economia compartilhada;Hospedagem compartilhada;Plataformas digitais
Palabras clave en inglés: Shared economy;Shared hosting;Digital platforms
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Fecha de publicación : 2023
Citación : BRAGA, Paulo Roberto de Freitas. Hospedagem compartilhada: uma análise dos fatores que influenciam sua escolha. 86 f. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração e Controladoria) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria,Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: A economia compartilhada no setor de hospedagem é uma tendência crescente impulsionada pela combinação de fatores que envolvem o comportamento do consumidor, levando as pessoas a buscarem opções de viagens mais acessíveis. Nesta concepção, a hospedagem, geralmente escolhida por meio de plataformas digitais, como AirBnb e Couchsurfing, caracteriza-se pelo compartilhamento de espaços, estimulando a interação entre os hóspedes e entre estes e o anfitrião. Em alinhamento a esta perspectiva, este estudo teve como objetivo identificar os fatores que influenciam os consumidores brasileiros (turistas) a optar por meios de hospedagem compartilhada. Foi realizada uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa por meio de Survey, mediante questionário eletrônico, contemplando oito dimensões: i) Economia de custos; ii) Familiaridade; ii) Confiança; iv) Utilidade; v) Experiências sociais e culturais; vi) Qualidade do serviço; vii) Satisfação; e viii) Reutilização. Foram investigados consumidores que já realizaram pelo menos uma viagem nacional ou internacional, utilizando meios de hospedagem compartilhada. Os resultados mostraram que os viajantes do gênero masculino têm maior predisposição de uso de hospedagem compartilhada. Foi possível também identificar que as dimensões confiança, utilidade e qualidade são as que mais influenciaram na escolha da hospedagem compartilhada, com influência também na satisfação dos usuários e, consequentemente, na predisposição desses consumidores em reutilizar as modalidades de hospedagem compartilhada. Este estudo contribui ao revelar que outros fatores, além dos aspectos econômicos, influenciam na escolha por hospedagem compartilhada. Essa descoberta aponta para a necessidade de adaptação por parte das empresas tradicionais de hospedagem, que devem repensar suas estratégias competitivas em resposta a essa nova realidade.
Abstract: The sharing economy in the accommodation sector is a growing trend driven by a combination of factors involving consumer behavior, leading people to seek more affordable travel options. In this conception, accommodation, generally chosen through digital platforms, such as AirBnb and Couchsurfing, is characterized by sharing spaces, encouraging interaction between guests and between them and the host. In line with this perspective, this study aimed to identify the factors that influence Brazilian consumers (tourists) to opt for shared accommodation. A descriptive research was carried out, with a quantitative approach through a Survey, using an electronic questionnaire, covering eight dimensions: i) Cost savings; ii) Familiarity; ii) Trust; iv) Utility; v) Social and cultural experiences; vi) Quality of service; vii) Satisfaction; and viii) Reuse. Consumers who had already taken at least one national or international trip using shared accommodation were investigated. The results showed that male travelers are more likely to use shared accommodation. It was also possible to identify that the dimensions of trust, usefulness and quality are those that most influenced the choice of shared hosting, also influencing user satisfaction and, consequently, the predisposition of these consumers to reuse shared hosting modalities. This study contributes by revealing that other factors, in addition to economic aspects, influence the choice for shared hosting. This discovery points to the need for adaptation on the part of traditional hosting companies, which must rethink their competitive strategies in response to this new reality.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75748
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPAC - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_dis_prfbraga.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.