Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75712
Tipo: TCC
Título: Avaliação das práticas da biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informação (ITIL) em uma empresa de serviços
Autor(es): Soares, Lia Martins
Orientador: Lopes, Luma Louise Sousa
Palavras-chave em português: ITIL;Tecnologia da Informação;Práticas da ITIL;Organização de serviço
Palavras-chave em inglês: ITIL;Information Technology;ITIL practices;Service organization
Data do documento: 2023
Citação: SOARES, Lia Martins. Avaliação das práticas da biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informação (ITIL) em uma empresa de serviços. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuariais, Contabilidade e Secretariado, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Tido como um framework de destaque no auxílio aos serviços de TI dentro das organizações, o Information Technology Infrastructure Library (ITIL) refere-se a um conjunto de boas práticas que oferecem orientações para garantir a alta performance na execução desses serviços nas organizações. Em sua última versão, o ITIL trouxe atualizações importantes que compreendem 34 práticas de auxílio aos processos e práticas comuns aos setores de Tecnologia da Informação. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo compreender como as práticas da Information Technology Infrastructure Library (ITIL) são aplicadas em uma organização de serviços da cidade de Fortaleza. Para tal, a pesquisa foi conduzida de maneira qualitativa e descritiva, além de se apresentar como um estudo de caso, com dados coletados através de entrevista com 03 colaboradores do setor de TI da companhia e tratados em uma análise de conteúdo. Foi possível chegar-se à conclusão que a adoção das práticas de melhoria do ITIL dentro da organização se deu essencialmente para fins de padronização, monitoramento e maior alcance na prestação dos serviços de TI.
Abstract: Considered a prominent framework for supporting IT services within organizations, the Information Technology Infrastructure Library (ITIL) refers to a set of good practices that offer guidance to ensure high performance in the execution of these services in organizations. In its latest version, ITIL brought important updates that include 34 practices to aid processes and practices common to the Information Technology sectors. In this sense, this work aims to understand how the practices of the Information Technology Infrastructure Library (ITIL) tool are applied in a service organization in the city of Fortaleza. To this end, the research was conducted in a qualitative and descriptive manner, in addition to presenting itself as a case study, with data collected through interviews with 03 employees from the company's IT sector and treated in a content analysis. It was possible to conclude that the adoption of ITIL improvement practices within the organization was essentially for the purposes of standardization, monitoring and greater reach in the provision of IT services.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75712
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_lmsoares.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.