Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75712
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLopes, Luma Louise Sousa-
dc.contributor.authorSoares, Lia Martins-
dc.date.accessioned2024-01-10T20:05:15Z-
dc.date.available2024-01-10T20:05:15Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSOARES, Lia Martins. Avaliação das práticas da biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informação (ITIL) em uma empresa de serviços. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuariais, Contabilidade e Secretariado, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75712-
dc.description.abstractConsidered a prominent framework for supporting IT services within organizations, the Information Technology Infrastructure Library (ITIL) refers to a set of good practices that offer guidance to ensure high performance in the execution of these services in organizations. In its latest version, ITIL brought important updates that include 34 practices to aid processes and practices common to the Information Technology sectors. In this sense, this work aims to understand how the practices of the Information Technology Infrastructure Library (ITIL) tool are applied in a service organization in the city of Fortaleza. To this end, the research was conducted in a qualitative and descriptive manner, in addition to presenting itself as a case study, with data collected through interviews with 03 employees from the company's IT sector and treated in a content analysis. It was possible to conclude that the adoption of ITIL improvement practices within the organization was essentially for the purposes of standardization, monitoring and greater reach in the provision of IT services.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação das práticas da biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informação (ITIL) em uma empresa de serviçospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrTido como um framework de destaque no auxílio aos serviços de TI dentro das organizações, o Information Technology Infrastructure Library (ITIL) refere-se a um conjunto de boas práticas que oferecem orientações para garantir a alta performance na execução desses serviços nas organizações. Em sua última versão, o ITIL trouxe atualizações importantes que compreendem 34 práticas de auxílio aos processos e práticas comuns aos setores de Tecnologia da Informação. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo compreender como as práticas da Information Technology Infrastructure Library (ITIL) são aplicadas em uma organização de serviços da cidade de Fortaleza. Para tal, a pesquisa foi conduzida de maneira qualitativa e descritiva, além de se apresentar como um estudo de caso, com dados coletados através de entrevista com 03 colaboradores do setor de TI da companhia e tratados em uma análise de conteúdo. Foi possível chegar-se à conclusão que a adoção das práticas de melhoria do ITIL dentro da organização se deu essencialmente para fins de padronização, monitoramento e maior alcance na prestação dos serviços de TI.pt_BR
dc.subject.ptbrITILpt_BR
dc.subject.ptbrTecnologia da Informaçãopt_BR
dc.subject.ptbrPráticas da ITILpt_BR
dc.subject.ptbrOrganização de serviçopt_BR
dc.subject.enITILpt_BR
dc.subject.enInformation Technologypt_BR
dc.subject.enITIL practicespt_BR
dc.subject.enService organizationpt_BR
local.date.available2023-
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_lmsoares.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.