Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75673
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Andreia Turolo da-
dc.contributor.authorNascimento, Ádria Damara Lustosa do-
dc.date.accessioned2024-01-09T18:41:41Z-
dc.date.available2024-01-09T18:41:41Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Ádria Damara Lustosa do. Foreign textbooks’ analysis under the implications of BNCC: focus on multiliteracies and english as a lingua franca. 2023. 24 f. TCC (Licenciatura em Letras-Inglês) - Curso de Licenciatura em Letras-Inglês, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75673-
dc.description.abstractThis research aims to analyze two foreign English textbooks, Wide Angle 4 and Wide Angle 6, from the directives of the Brazilian curriculum in BNCC (Base Nacional Comum Curricular), especially concerning multiliteracy and English as a lingua franca. Through an exploratory content analysis using Bardin’s methodology, this study investigates the number of accents, text genres, and multimodality. The findings reveal a predominance of American English and a limited representation of other accents, a notable focus on academic and formal texts, and unsatisfactory attempts to present multimodality. The conclusion suggests the need for reevaluation of foreign textbooks, emphasizing the existence of better options that align with BNCC and the Brazilian context. In addition to that, this paper proposes future analyses, considering more than the factors presented, to better inform the ones responsible for choosing students' materials.pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleForeign textbooks’ analysis under the implications of BNCC: focus on multiliteracies and english as a lingua francapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa tem como objetivo analisar dois livros didáticos estrangeiros de inglês, Wide Angle 4 e Wide Angle 6, a partir das diretrizes expressas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), especialmente no que diz respeito ao multiletramento e ao inglês como língua franca. Por meio da metodologia de Bardin, em uma análise exploratória de conteúdo, este estudo investiga o número de sotaques, gêneros textuais e a multimodalidade. Os resultados revelam uma predominância do inglês americano e uma representação limitada de outros sotaques, assim como uma prevalência de textos acadêmicos e formais e tentativas insatisfatórias de apresentar a multimodalidade. A conclusão sugere a necessidade de reavaliação dos livros didáticos estrangeiros, enfatizando a existência de melhores opções que se alinhem à BNCC e ao contexto brasileiro. Além disso, este artigo propõe análises futuras, considerando mais fatores do que os apresentados, para melhor informar os responsáveis pela escolha dos materiais dos alunos.pt_BR
dc.title.enForeign textbooks’ analysis under the implications of BNCC: focus on multiliteracies and english as a lingua francapt_BR
dc.subject.ptbrMultiletramentopt_BR
dc.subject.ptbrMultimodalidadept_BR
dc.subject.ptbrBNCCpt_BR
dc.subject.ptbrMaterial didáticopt_BR
dc.subject.enMultiliteraciespt_BR
dc.subject.enMultimodalitypt_BR
dc.subject.enTeaching materialspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
local.date.available2024-01-09-
Aparece nas coleções:LETRAS - INGLÊS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_ adlnascimento.pdf263,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.