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Type: TCC
Title: Sustentabilidade como fator decisório no processo de compra de cosméticos sustentáveis: uma análise com consumidores da natura
Authors: Santiago, Dandara da Silva
Advisor: Machado, Diego de Queiroz
Keywords in Brazilian Portuguese : Comportamento de consumo;Marketing Sustentável;Cosméticos verdes;Natura
Keywords in English : Consuption behavior;Sustainable marketing;Green cosmetics;Natura
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Issue Date: 2023
Citation: SANTIAGO, Dandara da Silva. Sustentabilidade como fator decisório no processo de compra de cosméticos sustentáveis: uma análise com consumidores da natura. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuariais, Contabilidade e Secretariado, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: O marketing sustentável reflete positivamente para o meio ambiente, criando produtos e serviços menos agressivos e ecologicamente corretos, implantando uma produção mais limpa em toda a cadeia produtiva e incentivando o consumo sustentável e a consciência ambiental, mas também se apresenta como um diferencial mercadológico para as organizações que tendem a se adaptar às novas exigências dos consumidores. O presente estudo teve como objetivo geral analisar a influência do marketing sustentável na decisão de compra dos consumidores de cosméticos sustentáveis em Fortaleza/CE. Tratou-se de uma pesquisa descritiva e exploratória de abordagem quantitativa, realizada a partir da aplicação de um questionário estruturado que teve como objetivos conhecer o perfil socioeconômico dos respondentes, conhecer as características de comportamento de compra sustentável dos consumidores Natura e identificar a opinião e satisfação desses consumidores em relação à empresa e seus produtos. O questionário foi disponibilizado a partir de um link de acesso à plataforma Google Forms. Participaram do estudo 138 (cento e trinta e oito) pessoas com idade entre 18 e 65 anos, que adquiriram algum produto cosmético da empresa Natura nos últimos seis meses e que se prontificaram a responder a acessar o link para responder o questionário. Os resultados evidenciaram que a decisão de compra do consumidor por cosméticos sustentáveis é fortemente influenciada por um conjunto de características culturais, sociais, pessoais e psicológicas, entre as quais se destacam sua idade, nível educacional e classe econômica; a preocupação com sua própria imagem; seu nível de acesso à informação e consciência ambiental; seus hábitos de consumo; suas emoções e seu nível de confiança nas organizações e nos produtos comercializados. A promessa do produto e o conhecimento prévio sobre a marca são outros fatores que influenciam o consumidor na compra ou escolha por um produto cosmético sustentável. De fato, a sustentabilidade da marca e dos produtos acaba influenciando os consumidores, no entanto, o estudo também evidenciou que esse não é o único fator de decisão de compra. O comportamento de consumo dos indivíduos e a decisão de compra ainda são bastante influenciados pela qualidade dos produtos e, principalmente, pelo preço. Boa parte dos participantes se mostrou disposta a pagar mais por cosméticos fabricados de forma sustentável, mas o preço elevado pode se apresentar como uma barreira, levando em conta que cosméticos convencionais, de outras marcas, podem ser encontrados por preços menores.
Abstract: Sustainable marketing reflects positively on the environment, creating less aggressive and ecologically correct products and services, implementing cleaner production throughout the production chain and encouraging sustainable consumption and environmental awareness, but it also presents itself as a marketing differential for companies. organizations that tend to adapt to new consumer demands. The present study had as general objective to analyze the influence of sustainable marketing on the purchasing decision of consumers of sustainable cosmetics in Fortaleza/CE. It was a descriptive and exploratory research with a quantitative approach, carried out from the application of a structured questionnaire that had as objectives to know the socioeconomic profile of the respondents, to know the characteristics of behavior of sustainable purchase of the Natura consumers and to identify the opinion and satisfaction of these consumers in relation to the company and its products. The questionnaire was made available through an access link to the Google Forms platform. The study included 138 (one hundred and thirty-eight) people aged between 18 and 65 years old, who had purchased a cosmetic product from the company Natura in the last six months and who were ready to respond by accessing the link to answer the questionnaire. The results showed that the consumer's purchase decision for sustainable cosmetics is strongly influenced by a set of cultural, social, personal and psychological characteristics, among which stand out their age, educational level and economic class; preoccupation with their own image; their level of access to information and environmental awareness; your consumption habits; their emotions and their level of trust in organizations and in the products they sell. The product promise and previous knowledge about the brand are other factors that influence the consumer in purchasing or choosing a sustainable cosmetic product. In fact, the sustainability of the brand and products ends up influencing consumers, however, the study also showed that this is not the only factor in the purchase decision. The consumption behavior of individuals and the purchase decision are still greatly influenced by the quality of the products and, mainly, by the price. A good part of the participants was willing to pay more for cosmetics manufactured in a sustainable way, but the high price can be a barrier, taking into account that conventional cosmetics, from other brands, can be found at lower prices.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75646
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

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