Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7560
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDias, Ana Maria Iorio-
dc.contributor.authorPraciano, Lucilene Araújo do Nascimento-
dc.date.accessioned2014-02-28T17:21:34Z-
dc.date.available2014-02-28T17:21:34Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationPRACIANO, Lucilene Araújo do Nascimento. Tornar-se alfabetizadora: um olhar reflexivo sobre as narrativas de formação docente. 2013. 126f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7560-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectAnálise de Discursopt_BR
dc.subjectHistória de Vidapt_BR
dc.subjectProfessor Alfabetizadorpt_BR
dc.subjectNarrativas pessoaispt_BR
dc.subjectPrática de Ensinopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleTornar-se alfabetizadora: um olhar reflexivo sobre as narrativas de formação docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa objetiva investigar a trajetória de formação docente narrada por três professoras alfabetizadoras dos anos iniciais (1º e 2º anos) do ensino fundamental em uma escola pública do Município de Fortaleza-Ceará-Brasil pretendendo compreender os processos de constituição profissional desses sujeitos. Como desdobramento deste estudo, reúnem-se como objetivos específicos: realizar um estudo histórico e teórico sobre a formação e sua influência na constituição e desenvolvimento do ser docente; investigar que saberes foram explicitados nas narrativas das professoras investigadas e identificar como mobilizavam esses saberes para refletirem sobre o ofício de sua profissão. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, abordagem qualitativa, numa perspectiva crítico-dialética. Os procedimentos metodológicos utilizados foram entrevistas semiestruturadas, narrativas orais de vida e formação, roteiros para coleta de dados e informações sobre o campo e os sujeitos da pesquisa, consulta de documentos oficiais e bibliográfica. A pesquisa foi desenvolvida entre o período de junho de 2012 e fevereiro de 2013. O quadro teórico e metodológico privilegiou categorias de estudos sobre a formação docente em Nóvoa, Garcia, Imbernon, Pimenta e Ghedin, Correia e Matos, Therrien, Tardif, Lima, Veiga e D’Ávila, dentre outros; sobre narrativas de formação (auto) biográficas recorreu-se estudos de Araújo, Cunha, Josso, Sousa e Fornari, Santos, Olinda, Catani e Vicenti e sobre professor alfabetizador buscamos fundamentação nos estudos e pesquisas de Soares, Garcia, Weisz, Kramer, Ferreiro, Cardoso e Teberosky. Os resultados desta investigação evidenciaram que os percursos profissionais das professoras alfabetizadoras são tecidos num movimento que engloba a pessoa, suas interações e experiências. O aprender da profissão é, pois, como visto nas narrativas, um contínuum que se faz permanentemente com suporte no envolvimento pessoal e profissional do professor, onde edifica saberes múltiplos, seja para resolver os problemas do cotidiano de sua prática pedagógica, seja para transformá-la, tendo a escola como campo de crescimento e formação. A pesquisa também evidenciou que, ao rever (auto) biograficamente a experiência passada, a situação presente e as perspectivas futuras, as professoras reescrevem suas histórias de vida e formação, dando-lhes outro sentido e ressignificação.pt_BR
dc.title.enTo be literacy teachers: a reflective look on the educational formation narrativespt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_dis_lanpraciano.pdf413,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.