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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75512
Tipo: | TCC |
Título: | Um estudo exploratório sobre métodos que apoiam o levantamento e especificação de requisitos de usabilidade e experiência do usuário |
Autor(es): | Fonseca, Clara Lima |
Orientador: | Marques, Anna Beatriz dos Santos |
Palavras-chave em português: | Requisitos de software;Usabilidade;Experiência do Usuário;Experimento |
Palavras-chave em inglês: | Software requirements;Usability;User experience;Experiment |
Data do documento: | 2023 |
Resumo: | A consideração dos aspectos de qualidade desde as etapas iniciais do processo de desenvolvi- mento é fundamental para aumentar as chances de sucesso do projeto, evitar retrabalho e garantir a satisfação do usuário final. No entanto, no contexto do desenvolvimento ágil, um desafio comum é a negligência desses requisitos, deixando-os em segundo plano. Para abordar essa questão, pesquisadores têm se dedicado a desenvolver abordagens que auxiliem na incorporação de requisitos não-funcionais, como de Usabilidade, no principal artefato utilizado em metodolo- gias ágeis, a História de Usuário. Nesse estudo, foi identificado dois métodos recentes, USARP (USability Requirements with Personas and user stories) e ACUX (Acceptance Criteria of User eXperience), utilizados para a elicitação e especificação de requisitos de usabilidade e critérios de aceitação de experiência do usuário. Esta pesquisa tem como objetivo realizar uma comparação entre diferentes métodos de elicitação e especificação de artefatos voltados para a melhoria da qualidade de software. Adotando uma metodologia empírica controlada, os participantes foram submetidos a um cenário simulado de problema de software. A coleta de dados, abrangendo aspectos quantitativos e qualitativos, visou a avaliação da eficácia, eficiência, percepções de facilidade de uso e utilidade dos métodos. A análise quantitativa destacou diferenças significati- vas no desempenho dos métodos, evidenciando a superioridade percebida de um deles quanto à facilidade de uso. Na análise qualitativa, os feedbacks dos participantes revelaram preferências e desafios enfrentados relacionados a cada método, apontando áreas de possível aprimoramento. Além disso, a capacidade dos métodos de especificar funcionalidades para implementação no sistema e descrever as interações do usuário com o sistema foi apresentada. Espera-se que os resultados obtidos possam fornecer clareza a profissionais e pesquisadores da área, orientando na escolha dos métodos mais adequados e contribuindo assim para o aprimoramento da usabilidade e experiência do usuário no processo de desenvolvimento de software. |
Abstract: | Taking quality aspects into account from the earliest stages of the development process is fundamental to increasing the project’s chances of success, avoiding rework and ensuring end-user satisfaction. However, in the context of agile development, a common challenge is the neglect of these requirements, leaving them in the background. To address this issue, researchers have dedicated themselves to developing approaches that help incorporate non- functional requirements, such as Usability, into the main artifact used in agile methodologies, the User Story. This study identified two recent methods, USARP (USability Requirements with Personas and user stories) and ACUX (Acceptance Criteria of User eXperience), used for eliciting and specifying usability requirements and user experience acceptance criteria. This research aims to compare different methods for eliciting and specifying artifacts aimed at improving software quality. Adopting a controlled empirical methodology, the participants were subjected to a simulated software problem scenario. Data collection, covering both quantitative and qualitative aspects, aimed to assess the effectiveness, efficiency, perceived ease of use and usefulness of the methods. The quantitative analysis highlighted significant differences in the performance of the methods, highlighting the perceived superiority of one of them in terms of ease of use. In the qualitative analysis, feedback from participants revealed preferences and challenges faced in relation to each method, pointing to areas for possible improvement. In addition, the ability of the methods to specify functionalities for implementation in the system and describe user interactions with the system was presented. It is hoped that the results obtained can provide clarity to professionals and researchers in the field, guiding them in choosing the most appropriate methods and thus contributing to improving usability and user experience in the software development process. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75512 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias |
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