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dc.contributor.advisorOliveira, Francisco Heber Lacerda de-
dc.contributor.authorSales, Renata de Souza-
dc.date.accessioned2023-12-26T18:11:46Z-
dc.date.available2023-12-26T18:11:46Z-
dc.date.issued2023-07-11-
dc.identifier.citationSALES, R. S. Proposta de classificação da segurança operacional de revestimentos asfálticos de pistas de pouso e decolagem baseada em parâmetros de aderência. 2023. 121 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transporte) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75511-
dc.description.abstractThe increase in the number of passengers carried in Brazil influences the safety of landing and takeoff operations. In this context, the classification of this safety can enable airport operations management effectively, especially when supported by computational tools. The tire-pavement adhesion parameters are important information directly related to skid resistance, which impairs the safety of landing and takeoff operations. In Brazil, the operational classification of safety is carried out in a segmented manner considering specific aspects of airline operations and airport infrastructure. This makes it difficult to identify risk areas that could contribute to aircraft accidents. This paper aims to classify the operational safety of asphalt pavements on Brazilian runways. To this end, the modeling technique Multilayer Perceptron (MLP) was applied using the software MatLab. The data used in the modeling comes from two Brazilian runways, with Asphalt Concrete and Porous Friction Course (PFC). The information is for the period between 2014 and 2018 and includes data on macrotexture depth, friction coefficient, and removal of rubber buildup from the pavement surface. The results indicate that the type of pavement surface should be distinguished in modeling and that PFC can provide restrictions on the safety of landing and takeoff operations, considering its use with performance credit. Furthermore, it was observed that the friction coefficient is the decisive parameter in the classification of operational safety. It was concluded that the model derived from data set 2 provides an effective way of determining which sections of the runway require maintenance measures to improve the operational safety of landings and take-offs. It is hoped that this work can contribute to future studies and the improvement of the analysis process of the safety of landings and takeoffs in the national territory.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProposta de classificação da segurança operacional de revestimentos asfálticos de pistas de pouso e decolagem baseada em parâmetros de aderênciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO aumento do número de passageiros no transporte aéreo no Brasil influencia a segurança das operações de pouso e decolagem. Nesse contexto, uma classificação dessa segurança pode possibilitar a gerência das operações aeroportuárias com eficácia, especialmente quando apoiada por ferramentas computacionais. Parâmetros de aderência pneu-pavimento, tais como a macrotextura e o coeficiente de atrito, são informações importantes relacionadas à resistência à derrapagem, que afetam a segurança das operações de pouso e decolagem. No Brasil, a classificação da segurança operacional é realizada de maneira segmentada considerando aspectos específicos das operações aéreas e da infraestrutura aeroportuária. Isso dificulta a identificação de áreas de risco que podem contribuir para a ocorrência de acidentes com as aeronaves. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é classificar a segurança operacional de revestimentos asfálticos de pistas de pouso e decolagem brasileiras, com base nas características de aderência pneu-pavimento. Para isso, utilizou-se a técnica de Machine Learning Multilayer Perceptron (MLP), por meio do software MatLab. Os dados utilizados na modelagem são provindos de duas pistas de pouso e decolagem brasileiras, com revestimento em Concreto Asfáltico e em Camada Porosa de Atrito (CPA). As informações são referentes ao período de 2014 a 2018 e incluem dados de profundidade de macrotextura, de coeficiente de atrito e de remoção do acúmulo de borracha dos referidos revestimentos. Os resultados indicam que o tipo de revestimento asfáltico deve ser distinguido na modelagem e que a CPA pode proporcionar restrições à segurança das operações de pouso e decolagem, considerando sua utilização com crédito de desempenho. Além disso, observou-se que o coeficiente de atrito é o parâmetro decisivo na classificação da segurança operacional. Foi possível concluir que o modelo provindo do conjunto de dados 2 proporciona uma determinação eficaz dos trechos de pavimento que necessitam de medidas de manutenção para que a segurança operacional de pousos e decolagens seja melhorada. Espera-se que o trabalho possa contribuir para estudos futuros e o aperfeiçoamento do processo de análise da segurança de pousos e decolagens no território nacional.pt_BR
dc.subject.ptbrSegurançapt_BR
dc.subject.ptbrOperaçõespt_BR
dc.subject.ptbrRevestimentos Asfálticospt_BR
dc.subject.ptbrPista de Pouso e Decolagempt_BR
dc.subject.ptbrAderência Pneu-Pavimentopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.description.ptbrSales, R. S. Proposta de classificação da segurança operacional de revestimentos asfálticos de pistas de pouso e decolagem baseada em parâmetros de aderência. 2023. 121 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transporte) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3021-2085pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0319097753786034pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4638-7621pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6651174048561578pt_BR
local.date.available2023-07-11-
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