Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75505
Tipo: | Tese |
Título : | Análise do desempenho operacional do sistema de transporte público de passageiros a partir de dados massivos |
Autor : | Sousa Junior, José Nauri Cazuza de |
Tutor: | Azevedo Filho, Mário Angelo Nunes de |
Co-asesor: | Dias, Maria Tereza Galvão |
Palabras clave en portugués brasileño: | Transporte público;Análise Envoltória de Dados;Desempenho |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES |
Fecha de publicación : | 25-oct-2023 |
Citación : | SOUSA JUNIOR, J. N. C. Análise do desempenho operacional do sistema de transporte público de passageiros a partir de dados massivos. 2023. 221f. Tese (Doutorado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | A operação do sistema de transporte público de passageiros (STPP) é complexa, pois envolve diversos atores e sofre a interferência de diversas atividades. O monitoramento, a análise e a avaliação se tornam de difícil mensuração. Tradicionalmente, a mensuração da operação é realizada através de pesquisas amostrais ou utiliza informações simplificadas, trazendo consigo grande incerteza. Nos últimos anos, a utilização de Intelligent Transport Systems (ITS) permite a produção de dados da oferta e demanda de transporte público através de sistemas de controle de tarifa e de passageiros, de monitoramento usando Global Positioning System (GPS) e General Transit Feed Specification (GTFS), possibilitando a criação de base de dados para analisar padrões da viagem e comportamento do usuário, estimação de origens e destinos, análise de desempenho, planejamento do sistema, dentre outras aplicações. Nesta tese desenvolve-se uma metodologia de análise de desempenho da operação do transporte público com o uso de dados massivos. A pesquisa tem como finalidade contribuir para a melhoria do desempenho da prestação do serviço do transporte público. Para avaliar a aplicação da metodologia proposta, foram utilizados os dados do sistema de transporte público da Região Metropolitana de Fortaleza. Foram caracterizados aspectos operacionais no tempo-espaço, além de realizar análise de desempenho operacional, com foco em avaliar em quais elementos a operação pode ser melhorada, para se tornar eficiente. O Sistema de Transporte Público de Passageiros pode ser avaliado sob os pontos de vista do usuário, do operador, da sociedade e do poder público, considerando fatores internos e externos. Foi aplicado o método de Data Envelopment Analysis (DEA) em quatro etapas, que permitiu avaliar o serviço por rotas, por conjunto de rotas, com a inserção de fatores externos e a evolução da produtividade das rotas ao longo dos anos (2016 a 2022). Como principal contribuição metodológica desta tese, destaca-se o uso de dados massivos, disponíveis em diversos sistemas de transporte público, como ferramenta de apoio à decisão dos gestores e operadores do sistema de transporte público de passageiros, tendo em vista que é possível avaliar a eficiência e identificar rotas que podem melhorar o desempenho operacional. |
Abstract: | Public transportation operation represents a complex system involving various stakeholders and influenced by several activities, rendering monitoring, analysis, and evaluation challenging tasks. Traditionally, operation assessment relies on sample surveys or simplified data, leading to significant uncertainties. In recent years, the adoption of Intelligent Transportation Systems (ITS) has enabled the comprehensive collection of public transportation supply and demand data through fare and passenger control systems, GPS tracking, and General Transit Feed Specification (GTFS). This, in turn, has facilitated the creation of databases for diverse purposes, including travel pattern analysis, user behavior profiling, destination estimation, Origin-Destination matrix construction, performance analysis, system planning, and numerous other studies. This thesis presents a methodology for analyzing the performance of public transportation operations using massive data sets. The research aims to contribute to the enhancement of public transportation service performance. Data from the public transportation system in the Metropolitan Region of Fortaleza were utilized to assess the proposed methodology’s applicability in public transportation services. This data allowed for the characterization of operational aspects in both time and space domains and facilitated performance analysis, focusing on identifying areas where operation efficiency can be improved. The Public Transportation System can be evaluated from various perspectives (passenger, operator, society, government) and through multiple factors (internal and external). A four-step Data Envelopment Analysis (DEA) method was applied, evaluating service efficiency by routes and route groups, incorporating external factors, and assessing route productivity evolution over the years (2016 to 2022). The primary methodological contribution of this thesis lies in the utilization of massive data available in various public transportation systems as a decision-support tool for public transportation authorities and operators. This approach enables evaluating efficiency and identifying routes that can enhance operational performance, ultimately leading to a more efficient public transportation system. |
Descripción en portugués brasileño : | Sousa Junior, J. N . C. Análise do desempenho operacional do sistema de transporte público de passageiros a partir de dados massivos. 2023. 221 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75505 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DET - Teses defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tese_jncsousajunior.pdf | 6,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.