Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75496
Tipo: | TCC |
Título: | Desinformação em grupos sociais : estudo sobre mídias, opinião e fake news nas engenharias |
Autor(es): | Gomes, Nathan Vidal |
Palavras-chave em português: | Fake news;Desinformação;Redes sociais |
Palavras-chave em inglês: | Fake news;Disinformation;Social media |
Data do documento: | 2023 |
Resumo: | É nítido que a informação permeia cotidianamente a vida das pessoas, contando com uma variedade de meios que facilitam sua obtenção. Contudo, é importante salientar que esses meios, por vezes, falham em cumprir sua finalidade; ao invés de informar, acabam por desinformar. Diante disso, este estudo tem como propósito investigar as principais tecnologias adotadas pelos alunos dos cursos de Engenharia (Civil, Mecânica e de Produção) da Universidade Federal do Ceará (UFC) campus Russas, para se manterem informados, ao mesmo tempo em que analisa o comportamento desses alunos diante de situações envolvendo fake news. Para atingir esse objetivo, foi aplicado um questionário eletrônico composto por perguntas de múltipla escolha abrangendo temas como redes sociais, fake news e estratégias de combate à desinformação. Após a coleta de dados, foi realizada uma análise quantitativa, apresentada por meio de gráficos, para aprofundar a compreensão sobre como os estudantes se posicionam em relação à busca de informações confiáveis. A análise realizada proporcionou valiosas percepções sobre os hábitos informativos dos alunos, destacando as redes sociais como o principal canal para a obtenção de informações. De maneira notável, os meios tradicionais, como jornais e revistas digitais, emergiram como fontes percebidas como mais confiáveis em comparação às plataformas sociais. Observou-se que critérios como a presença de múltiplas fontes dentro da notícia e a verificação da consistência da informação em diferentes meios tradicionais desempenham um papel crucial na avaliação da veracidade de uma notícia. Esses resultados, entre outros, foram essenciais para atingir os objetivos propostos na pesquisa |
Abstract: | It is clear that information permeates people’s daily lives, relying on a variety of means that facilitate its acquisition. However, it is important to emphasize that these means sometimes fail to fulfill their purpose; instead of informing, they end up misinforming. In light of this, this study aims to investigate the main technologies adopted by students in the Engineering courses (Civil, Mechanical, and Production) at the Federal University of Ceará (UFC) Russas campus to stay informed. Simultaneously, it analyzes the behavior of these students in situations involving fake news. To achieve this objective, an electronic questionnaire composed of multiplechoice questions covering topics such as social media, fake news, and strategies to combat misinformation was administered. After data collection, a quantitative analysis was conducted, presented through graphs, to deepen the understanding of how students position themselves regarding the search for reliable information. The analysis provided valuable insights into the information habits of students, highlighting social media as the primary channel for obtaining information. Remarkably, traditional media such as newspapers and digital magazines emerged as sources perceived as more reliable compared to social platforms. It was observed that criteria such as the presence of multiple sources within the news and the verification of information consistency across different traditional media play a crucial role in evaluating the truthfulness of news. These results, among others, were essential in achieving the proposed objectives of the research. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75496 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - RUSSAS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_ngomes.pdf | 1,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.