Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75495
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMendes, Marília Soares-
dc.contributor.authorCoelho, Adrian Wilker Silva-
dc.date.accessioned2023-12-22T17:15:26Z-
dc.date.available2023-12-22T17:15:26Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75495-
dc.description.abstractThe aging of the population is a fact that, together with the growing technological adoption by elderly people, highlights the need to think about policies and solutions that meet the specific demands of this group, including the use of appropriate and accessible technologies. In Human- Computer Interaction (HCI), evaluation methods play a crucial role in determining how effective a system is in meeting users’ needs. These methods provide essential insights into pain points, enabling a targeted approach to fixes and improvements. With this in mind, the present work seeks to investigate the use of the YouTube application in order to identify the main difficulties faced by older users, specifically in the city of Palhano, Ceará. To this end, this study carries out HCI evaluations, focusing on the following criteria: usability, user experience and accessibility, including the use of a set of heuristics aimed at elderly people with a focus on smartphone applications. This study seeks to identify, in practice, the main usability problems, in addition to the needs and preferences of this age group. As a result of this research, certain barriers were identified in the application that impact elderly users, such as the use of jargon and icons, the performance of manual actions, the use of advanced settings and the location of functions considered essential.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação da usabilidade e experiência de uso no youtube em público da terceira idade: estudo de caso na cidade de Palhano, Cearápt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO envelhecimento da população é um fato que, juntamente com a crescente adesão tecnológica por parte das pessoas idosas, evidencia a necessidade de se pensar em políticas e soluções que atendam às demandas específicas desse grupo, incluindo o uso de tecnologias adequadas e acessíveis. Em Interação Humano-Computador (IHC), os métodos de avaliação desempenham um papel crucial na determinação de quão eficaz um sistema é em atender às necessidades dos usuários. Esses métodos fornecem insights essenciais sobre os pontos problemáticos, permitindo uma abordagem direcionada para correções e melhorias. Tendo isso em vista, o presente trabalho busca investigar o uso do aplicativo YouTube a fim de identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos usuários da melhor idade, especificamente da cidade de Palhano, Ceará. Para tal, este estudo realiza avaliações em IHC, focando nos seguintes critérios: usabilidade, experiência do usuário e acessibilidade, incluindo o uso de um conjunto de heurísticas voltadas para pessoas idosas com enfoque em aplicativos para smartphones. Este estudo busca identificar, na prática, os principais problemas de usabilidade, além das necessidades e preferências dessa faixa etária. Como desdobramento desta pesquisa, identificaram-se certas barreiras no aplicativo que impactam os usuários da terceira idade, como o uso de jargões e ícones, a realização de ações manuais, o uso de configurações avançadas e a localização de funções consideradas primordiais.pt_BR
dc.subject.ptbrAcessibilidadept_BR
dc.subject.ptbrUsabilidadept_BR
dc.subject.ptbrExperiência do usuáriopt_BR
dc.subject.ptbrUsuários idosospt_BR
dc.subject.enAccessibilitypt_BR
dc.subject.enUsabilitypt_BR
dc.subject.enUser experiencept_BR
dc.subject.enElderly userspt_BR
local.date.available2023-
Appears in Collections:ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_tcc_acoelho.pdf4,16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.