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Type: TCC
Title: O uso da gamificação como estratégia para o ensino de programação orientada a objetos: uma revisão sistemática da literatura
Authors: Freitas, Thiago Torres de
Advisor: Andrade, Marcos Vinicius de
Keywords in Brazilian Portuguese : Gamificação;Programação orientada a objetos;Elementos de jogos
Keywords in English : Gamification;Object-oriented programming;Game elements
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Issue Date: 2023
Citation: FREITAS, Thiago Torres de. O uso da gamificação como estratégia para o ensino de programação orientada a objetos: uma revisão sistemática da literatura . 2023. 64 f. Trabalho de conclusão de curso (graduação em Ciência da Computação, ) – Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: A gamificação consiste em incorporar elementos de jogo em contextos não lúdicos. Ao explorar suas aplicações na educação, destaca-se a desafiadora tarefa enfrentada por muitos estudantes ao tentar compreender o paradigma orientado a objetos durante o estudo da programação de computadores, motivando assim esta pesquisa. Este trabalho busca analisar estratégias de ensino de programação orientada a objetos (POO) que incorporam a gamificação, visando identificar os elementos fundamentais e as ferramentas empregadas. Esta pesquisa assume a forma de uma revisão sistemática da literatura, identificando publicações pertinentes ao tema, mecanismos de gamificação e ferramentas associadas ao ensino de programação orientada a objetos. A obtenção desses dados foi realizada por meio de um protocolo de pesquisa cuidadosamente elaborado e aplicado. Os resultados indicam que a utilização de elementos de gamificação no ensino de POO encontra-se em estágio inicial de desenvolvimento, sugerindo que essa prática continua nos estágios iniciais de pesquisa. Apesar disso, é evidente um notável progresso na integração de jogos como recursos didáticos. Estes jogos abrangem uma variedade de formatos, desde jogos de interpretação de papéis (RPG) e jogos de tabuleiro até jogos eletrônicos, refletindo uma diversidade de abordagens para aprimorar o processo de aprendizado em POO. Assim, embora a adoção da gamificação no contexto de POO esteja em estágio inicial, observa-se um avanço significativo na inclusão de jogos como ferramentas pedagógicas, abrangendo uma ampla gama de formatos para enriquecer o processo de aprendizado nesse paradigma de programação.
Abstract: Gamificationconsistsofincorporatinggameelementsintonon-playfulcontexts. Whenexploring its applications in education, the challenging task faced by many students when trying to understand the object-oriented paradigm during the study of computer programming stands out, thus motivating this research. This work seeks to analyze object-oriented programming (OOP) teaching strategies that incorporate gamification, in order to identify the fundamental elements andtoolsused. Thisresearchtakestheformofasystematicliteraturereview,identifyingrelevant publications on the subject, gamification mechanisms and tools associated with teaching objectoriented programming. This data was obtained using a carefully designed and applied research protocol. TheresultsindicatethattheuseofgamificationelementsinteachingOOPisatanearly stage of development, suggesting that this practice is still in the early stages of research. Despite this, notable progress is evident in the integration of games as teaching resources. These games cover a variety of formats, from role-playing games (RPG) and board games to electronic games, reflecting a diversity of approaches to enhancing the learning process in OOP. Thus, although the adoption of gamification in the context of OOP is at an early stage, there has been significant progress in the inclusion of games as teaching tools, covering a wide range of formats to enrich the learning process in this programming paradigm.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75490
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - RUSSAS - Monografias

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