Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75441
Tipo: | TCC |
Título : | A formação docente e os processos de aprendizagem: relato de experiências com a Geografia escolar |
Autor : | Veras, Tiago de Amorim |
Tutor: | Oliveira, Alexandra Maria de |
Palabras clave en portugués brasileño: | Estágios supervisionados;Metodologias de ensino;Conhecimento Geográfico;Ensino de Geografia;Materiais didático-pedagógicos |
Palabras clave en inglés: | Supervised internships;Teaching methodologies;Geographical knowledge;Teaching Geography;Didactic-pedagogical materials |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | VERAS, Tiago de Amorim. A formação docente e os processos de aprendizagem: relato de experiências com a Geografia escolar. 2023. 52 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | O trabalho aqui apresentado tem a proposta de trazer uma discussão acerca dos desafios da formação docente durante os estágios supervisionados, se pautando pela capacidade de adaptação do professor de Geografia da leitura dos seus espaços de atuação e dos diferentes contextos encontrados no meio educacional. O foco nas experiências de estágio se justifica na importância que esse componente curricular apresenta a formação de professores, pois durante essa etapa de adaptação ao ambiente escolar o estagiário tem a possibilidade de fazer a junção teoria e prática, consequentemente podendo testar diferentes metodologias de ensino. O objetivo principal é conhecer os parâmetros no processo que condiciona a formação de professores de Geografia e, a partir disso, refletir sobre os materiais didáticos como componentes na construção das aulas, destacando a prática docente no estímulo ao conhecimento Geográfico dos educandos, além de pontuar o contexto de pandemia da COVID-19 como gerador de mudanças na interação entre professor/aluno, levando ao uso de ambientes virtuais de ensino. Para atingir os objetivos propostos foi feito um recorte temporal de experiências de estágios vivenciados de 2019 a 2021, trabalhando com os resultados obtidos dessas práticas, com base em relatórios, portfólios construídos e autores que discutem educação e o ensino de Geografia apontando suas contribuições específicas à formação docente. A partir dessa rememoração de experiências, fez-se uma reflexão sobre a construção do conhecimento Geográfico e a mensagem passada através de metodologias de ensino aplicadas em sala de aula e como uma contribuição de materiais didático-pedagógicos tem a possibilidade de fazer essa comunicação entre a forma como o conteúdo de Geografia é apresentado ao aluno. |
Abstract: | The work presented here aims to discuss the challenges of teacher training during supervised internships, focusing on the Geography teacher's ability to adapt to the reading of their workspaces and the different contexts found in the educational environment. The emphasis on internship experiences is justified by the importance this curricular component holds in teacher education, as during this stage of adaptation to the school environment, the intern has the opportunity to integrate theory and practice, consequently being able to test different teaching methodologies. The main objective is to understand the parameters in the process that condition the training of Geography teachers and, based on this, reflect on didactic materials as components in the construction of lessons, highlighting teaching practices in stimulating students' geographical knowledge, in addition to punctuating the context of the COVID-19 pandemic as a generator of changes in the interaction between teacher/ student, leading to the use of virtual teaching environments. To achieve the proposed objectives, a temporal selection of internship experiences from 2019 to 2021 was made, working with the results obtained from these practices based on reports, constructed portfolios, and authors discussing education and teaching Geography, pointing out their specific contributions to teacher training. From this recollection of experiences, a reflection was made on the construction of geographical knowledge and the message conveyed through teaching methodologies applied in the classroom, and how the contribution of didactic-pedagogical materials can facilitate communication in how Geography content is presented to the student. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75441 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/0831687998575233 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/5468866578628283 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_taveras.pdf | 3,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.