Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75428
Tipo: | TCC |
Título : | Alice no país da educação : buscas por autonomia e autoconhecimento na trajetória de vida de uma licencianda de Ciências Biológicas |
Título en inglés: | Alice in the land of education: searches for autonomy and self-knowledge in the life trajectory of a Biological Sciences graduate |
Autor : | Andrade, Alice Manuela Teixeira |
Tutor: | Silva, José Roberto Feitosa |
Palabras clave en portugués brasileño: | Autoconhecimento;Autonomia;Narrativa autobiográfica;Formação docente;Trajetórias de vidas |
Palabras clave en inglés: | Self-knowledge;Autonomy;Autobiographical narrative;Teacher training;Life trajectories |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | ANDRADE, Alice Manuela Teixeira. Alice no país da educação: buscas por autonomia e autoconhecimento na trajetória de vida de uma licencianda de Ciências Biológicas. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | Neste presente Trabalho de Conclusão de Curso, o qual utiliza o método de narrativa autobiográfica, a autora revisita as experiencias de vida e a importância destas para sua formação docente. Dessa forma, tem como objeto de estudo as vivências que levaram ao autoconhecimento e autonomia guiando um processo de emancipação e construção de propósito que ocorreram desde a educação básica até a criação deste trabalho, no final da graduação. Dentre os objetivos estão: descrever as experiências em que a autonomia e o autoconhecimento estiveram presentes e que promoveram reflexões importantes para a futura docente, dialogando com autores que tenham enfoque semelhante. Ademais, ampliar as perspectivas de formação docente provenientes de um viés autobiográfico. O percurso metodológico foi feito a partir do relato das experiências vividas, interpretando o significado destas na trajetória da autora e analisando os momentos chave que levaram até o presente trabalho. Por conseguinte, a fundamentação teórica é embasada em Lani-Bayle (2008), Josso (2008), entre outros autores, com justificativa do uso deste método de narrativa, objetivando valorizar as pesquisas que envolvem os sujeitos da própria pesquisa, enfatizando a importância destas para o campo da educação. Através da interação entre as diferentes experiências narradas e os autores escolhidos, torna-se evidente a importância das vivências em todos os aspectos da educação superior, destacando também o significado da opção pela carreira docente no contexto atual do sistema educacional brasileiro. |
Abstract: | In this present Course Completion Work, which uses the autobiographical narrative method, the author revisits life experiences and their importance for her teaching training. In this way, its object of study is the experiences that led to self-knowledge and autonomy as a tool for emancipation and purpose that occurred from basic education until the creation of this work, at the end of graduation. Among the objectives are: to describe the experiences in which autonomy and self-knowledge were present and which promoted important reflections for the future teacher, dialoguing with authors who have a similar focus. Furthermore, broaden the perspectives of teacher training from an autobiographical bias. The methodological path was based on the report of lived experiences, interpreting their meaning in the author's trajectory and analyzing the key moments that led to the present work. Therefore, the theoretical foundation is based on Lani-Bayle (2008), Josso (2008), among other authors, justifying the use of this narrative method, aiming to value research that involves the subjects of the research itself, emphasizing the importance of these for the field of education. Through the interaction between the different experiences narrated and the chosen authors, the importance of experiences in all aspects of higher education becomes evident, also highlighting the meaning of choosing a teaching career in the current context of the Brazilian educational system. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75428 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/6375361396954692 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/1970606943345955 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_amtandrade.pdf | 1,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.