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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75357
Type: | TCC |
Title: | Estabilização de solo fino com cal e cinza volante para uso em pavimento |
Authors: | Melo Filho, Rogério Régis Machado |
Advisor: | Medeiros, Marcio Avelino de |
Co-advisor: | Costa, Heloina Nogueira da |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Estabilização;cal;cinza volante;Solo-cal;ISC |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | MELO FILHO, Rogério Régis Machado. Estabilização de solo fino com cal e cinza volante para uso em pavimento. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2023. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75357 Acesso em: |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho tem como objetivo estudar a estabilização de solos finos, tema de extrema importância para projetos de pavimentação, mostrando uma possível alternativa que, se viável e aprovada de acordo com o critério dos projetistas, poderia ser uma solução que possibilitasse aproveitar o solo local da obra, evitando a movimentação do solo e impactando menos o meio ambiente. O trabalho realizou o estudo de um solo fino e sua estabilização com cal e cinzas volantes para utilização como sub-base e base de pavimento, avaliando se as características do solo natural e do solo calcário com aditivo de cinza volante estão dentro dos critérios estabelecidos pelo DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem), 4 órgãos de prova foram divididos, SN (solo natural), SC5 (solo natural com 5% de calcário), SC7 (solo natural com 7% de calcário).cal) e SC10 (solo natural com 10% de cal). De acordo com o sistema de classificação TRB, o solo natural comportou-se como uma camada de subleito de pobre a pobre e tinha um IG de 7,5, o que significa que poderia não deve ser usado como uma camada de sub-base. Nos ensaios mecânicos, o SN apresentou ISC igual a 20% e expansão de 0,53%, o SC5 com ISC de 215% e expansão de 0,03%, o SC7 com ISC igual a 239% e expansão de 0,04%, e SC10 apresentou ISC de 256% e uma expansão de 0,05%, todos atendendo aos critérios básicos para pavimento de alto tráfego, com ISC maior ou igual a 80%, demonstrando que de acordo com o aumento de cal e cinzas volantes, o SN, que não poderia ser utilizado como camada de pavimento, agora possui números que lhe permitem atuar como camada base de alta resistência, capaz de suportar tráfego muito intenso. |
Abstract: | This work aims to study the stabilization of thin soils, this topic being of utmost importance for paving projects, showing a possible alternative that, if viable and approved according to the designers' criteria, could be a solution that makes it possible to use the local soil of the work, avoiding a soil movement and impacting the environment less. The work carried out the study of a fine soil and its stabilization with lime and fly ash for use as a pavement layer, evaluating whether the characteristics of the natural soil and the lime soil with fly ash additive are within the criteria established by the DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem), 4 test bodies were divided, SN (natural soil), SC5 (natural soil with 5% lime), SC7 (natural soil with 7% lime) and SC10 (natural soil with 10 % lime). According to the TRB classification system, the natural soil behaved as a subgrade layer from poor to poor and had a GI of 7.5, meaning it could not be used as a subbase layer. In the mechanical tests, the SN presented an ISC equal to 20% and an expansion of 0.53%, the SC5 with an ISC of 215% and an expansion of 0.03%, the SC7 with an ISC equal to 239% and an expansion of 0.04%, and SC10 presented an ISC of 256% and an expansion of 0.05%, all meeting the basic criteria for high traffic pavement, with an ISC greater than or equal to 80%, demonstrating that according to the increase in lime and fly ash, the SN, which could not be used as a pavement layer, now presents numbers that allow it to act as a high-resistance base layer, being able to withstand very heavy traffic, depending on other design criteria. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75357 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | ENGENHARIA CIVIL - CRATEÚS - Monografias |
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