Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75351
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVasconcelos, Francisco Herbert Lima-
dc.contributor.authorCastro, Emanuela Moura de Melo-
dc.date.accessioned2023-12-18T19:15:57Z-
dc.date.available2023-12-18T19:15:57Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCASTRO, Emanuela Moura de Melo. O ensino da proporcionalidade na perspectiva da teoria das situações didáticas: uma engenharia didática com estudantes do 9º ano do ensino fundamental. 2023. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de CIências e Matemática) – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75351-
dc.description.abstractProportionality is a concept considered essential for understanding various topics in Mathematics, and is also fundamental for solving everyday problems. This concept has been applied in external assessments, such as those of the Basic Education Assessment System (SAEB), at national level, and the Ceará Permanent Basic Education Assessment System (SPAECE), at state level, whose results demonstrate the lack of appropriation of it. The objective of this work is to evaluate, from the perspective of TSD and ED, didactic situations that involve proportionality and that use the Modellus software, through applications with students in the 9th year of Elementary School. The software is used to make learning these concepts more meaningful, by enabling better visualization and dynamism of teaching situations. Didactic Engineering (DE) is used as a research methodology. From this perspective, this study is divided into the stages proposed by ED namely: prior analysis, a priori analysis, experimentation and a posteriori analysis and validation. In the first stage, Preliminary analyses, an epistemological, documentary and didactic analysis on proportionality was carried out. In the second stage, didactic situations were constructed using the Modellus software and the research investigation hypotheses were defined. The experimentation stage was embodied by the application of didactic situations with students in the last year of Elementary School at a municipal public school in Fortaleza. Finally, in the a posteriori analysis and validation phase, an analysis was made of the records from the previous stage during the dialectics of TSD, action, formulation, validation and institutionalization. Furthermore, at this stage, the hypotheses constructed in the second stage of DE were validated, evaluating the reproducibility of the didactic situations. As an Educational Product (EP), a website was created that provides four teaching situations, as well as reading suggestions and other materials that supported this research. The results of this study corroborate that the use of Modellus software to teach proportionality promotes an investigative and creative environment, which places the student as an active subject in the process of building their knowledge. Furthermore, it was proven that TSD structures didactic situations, giving the teacher the possibility to predict student actions, allowing the management of these actions, however, allowing the student to be active in their learning process. This study envisions the use of this methodological proposal by other teachers and researchers who wish to integrate digital technologies to teach proportionality, aiming for students to have a more informed learning about this concept.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO ensino da proporcionalidade na perspectiva da teoria das situações didáticas: uma engenharia didática com estudantes do 9º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorMenezes, Daniel Brandão-
dc.description.abstract-ptbrA proporcionalidade é um conceito essencial para compreender diversos temas da Matemática, fundamental também para solucionar problemas cotidianos. Entretanto, resultados recentes de avaliações externas, como as do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), em nível nacional e do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), em nível estadual, demonstram a falta de apropriação da proporcionalidade por estudantes da Educação Básica. Este trabalho objetiva investigar, na perspectiva da Engenharia Didática, situações didáticas baseadas na Teoria das Situações Didáticas, que envolvem a proporcionalidade e que utilizam o software Modellus, mediante aplicações com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Utiliza-se o software para tornar a aprendizagem desses conceitos mais significativa, ao possibilitar uma melhor visualização e dinamismo das situações didáticas. A ED é usada como metodologia de pesquisa. Sendo assim, este estudo está dividido em quatro etapas denominadas: análises preliminares, análise a priori, experimentação e análise a posteriori e validação. Na primeira etapa, foi realizada uma análise epistemológica, documental e didática sobre a proporcionalidade. Na segunda, construíram-se situações didáticas com a utilização do software Modellus e foram definidas as hipóteses de investigação da pesquisa. A terceira foi consubstanciada pela aplicação de quatro situações didáticas com estudantes do último ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Fortaleza. Por fim, na quarta etapa, fez-se um estudo dos registros da fase anterior durante as dialéticas da TSD, ação, formulação, validação e institucionalização. Além disso, realizou-se a validação das hipóteses construídas na segunda etapa da ED. Como Produto Educacional (PE), elaborou-se um site que disponibiliza quatro situações didáticas, além de sugestões de leitura e outros materiais que embasaram esta pesquisa. Os resultados corroboram que a utilização do software Modellus para o ensino da proporcionalidade promove um ambiente investigativo e criativo, colocando o aluno como sujeito ativo no processo de construção do seu conhecimento. Além disso, comprovou-se que a TSD estrutura situações didáticas, possibilitando ao docente prever ações dos estudantes, permitindo o gerenciamento destas, mas também que o discente seja ativo em seu processo de aprendizagem. Assim, vislumbra-se a utilização da proposta metodológica por outros professores e pesquisadores que desejam integrar as tecnologias digitais para o ensino da proporcionalidade, visando que estudantes tenham uma aprendizagem mais fundamentada sobre o conceito.pt_BR
dc.title.enTeaching proportionality from the perspective of the theory of didactic situations: didactic engineering with 9th grade studentspt_BR
dc.subject.ptbrProporcionalidade (Matemática)pt_BR
dc.subject.ptbrEngenharia didáticapt_BR
dc.subject.ptbrTeoria das situações didáticaspt_BR
dc.subject.ptbrSoftware Modelluspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.description.ptbrAcompanha produto educacional: "Uma proposta baseada na teoria das situações didáticas para a abordagem da proporcionalidade".pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/3058284008200480pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4896-9024pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0512183585660835pt_BR
local.co-advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5930-7969pt_BR
local.co-advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8450083821283590pt_BR
local.date.available2023-
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_emmcastro.pdfDissertação8,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2023_pe_emmcastro.pdfProduto Educacional1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.