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Tipo: Dissertação
Título: A causal inference analysis of injury severity in motorciclist crashes
Autor(es): Castro Júnior, Francisco Altanízio Batista de
Orientador: Cunto, Flávio José Craveiro
Palavras-chave em português: Motociclistas;Inferência causal;Segurança Viária;Modelos de Equações Estruturais;Estradas - Medidas de segurança;Acidentes com motocicletas;Danos (Direito);Sistema viário - Medidas de segurança;Inferência (Lógica)
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES
Data do documento: 2023
Citação: CASTRO JUNIOR, Francisco Altanizio Batista de. A causal inference analysis of injury severity in motorciclist crashes. 2023. 112 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: A proporção de fatalidades envolvendo motociclistas tem aumentado nos países latinos e asiáticos nos últimos anos. A Segunda Década de Ação para a Segurança Viária 2021-2030 preconiza que a visão sistêmica do Sistema Seguro (SS) é o meio para alcançar zero fatalidades. Os estudos tradicionais da severidade dos sinistros geralmente utilizam uma abordagem baseadas em dados com uma única regressão, podendo não representar adequadamente essa visão. O objetivo principal desta dissertação é desenvolver uma análise causal dos fatores que influenciam a severidade dos sinistros a partir da perspectiva do SS. A consolidação do conhecimento das abordagens de inferência causal em estudos de segurança viária da gravidade dos sinistros envolvendo motociclistas é necessária, portanto, um exemplo simulado de Monte Carlo foi elaborado para compreender as características dessa nova abordagem. Posteriormente, uma extensa revisão da literatura foi realizada para a formulação de uma representação conceitual baseada na abordagem do Sistema Seguro para o processo causal da severidade dos sinistros envolvendo motociclistas. Hipóteses causais foram formuladas com base na representação conceitual e nos dados coletados de sinistros envolvendo motociclistas nas rodovias brasileiras. O modelo causal foi estimado para avaliar a relação entre o uso de álcool e a severidade dos sinistros viários nas rodovias federais do estado do Ceará utilizando a metodologia SEM. Por fim, os resultados apontaram uma relação significativa ao nível de 90% para o álcool em vias urbanas. Outros resultados indicaram que fins de semana e horas noturnas estão associadas ao uso de álcool, enquanto veículos pesados, colisões frontais e horas fora do pico estão diretamente associadas a maiores severidades devido à maior energia de impacto. Além disso, foram encontradas diferenças nas relações em áreas rurais e urbanas. O uso de uma abordagem causal possibilitou obter resultados mais confiáveis, ao controlar variáveis de confusão e utilizar-se de um arcabouço teórico incorporando o Sistema Seguro. Ademais, essa abordagem permitiu obter, em um único modelo, as interrelações entre as variáveis do estudo, o que propicia um maior entendimento dos fatores associados com a severidade. Por fim, os resultados obtidos podem auxiliar os tomadores de decisão a elaborarem um plano de ação capaz de alcançar um sistema seguro para os motociclistas.
Abstract: The proportion of motorcyclist fatalities has increased in Latin and Asian countries in recent years. The Second Decade of Action for Road Safety 2021-2030 has shown that the systematic view of the Safe System (SS) is the means to achieve zero fatalities. Traditional studies often use a data-driven approach and a single regression, which may not adequately represent this view. The main aim of this dissertation is to develop a causal analysis for motorcyclists from the Safe System perspective using observational data. To consolidate the knowledge of causal inference approaches in road safety studies of the motorcyclists’ severity, Monte Carlo Simulations were elaborated to understand the characteristics of this new approach. Subsequently, an extensive literature review was carried out to formulate a conceptual model based on the Safe System approach for the causal process of motorcyclists' injury. Causal hypotheses were formulated based on the conceptual model and the data collected from motorcyclist crash data on Brazilian highways. The causal model was estimated to evaluate the relationship between alcohol use and the severity of road crashes on federal highways in the state of Ceará, using the SEM methodology. Finally, the results indicated a significant relationship between alcohol use and severity in urban roads. Other findings suggested that weekends and nighttime hours are associated with alcohol use, while heavy vehicles, head-on collisions, and off-peak hours are directly associated with higher severities due to increased crash energy. Furthermore, differences were found in the relationships in rural and urban areas. The use of a causal approach allowed for obtaining more reliable results by controlling confounding variables and incorporating a theoretical framework that includes the Safe System approach. Moreover, it enabled obtaining, in a single model, the interrelationships among the study variables, leading to a better understanding of road safety. Finally, the obtained results can assist decision-makers in developing an action plan capable of achieving a safe system for motorcyclists.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria no 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75343
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0009-0001-8265-0845
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/7832165349367273
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-8655-8907
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/1399431224319032
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DET - Dissertações defendidas na UFC

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