Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75327
Type: Dissertação
Title: Fotografia dos povos originários no instagram: análise e retomada
Title in English: Photography of native peoples on Instagram: analysis and resumption
Authors: Araújo, Helosa Maria de Castro
Advisor: Acselrad, Márcio
Keywords: Fotografia;Povos originários;Instagram;Decolonialidade
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Issue Date: 2023
Citation: ARAÚJO, Helosa Maria de Castro. Fotografia dos povos originários no instagram: análise e retomada. 2023. 104 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho, cujo título “Fotografia dos povos originários no Instagram: análise e retomada” é uma dissertação do Programa de Pós-graduação em comunicação na linha 1 de pesquisa em fotografia e audiovisual, desenvolvida a partir de estudos decoloniais, descoloniais e contra coloniais sobre fotografia, povos originários, instagram e decolonialidade de modo a circular pensamentos e conhecimentos promovendo um deslocamento da margem ao centro dos corpos que, mesmo com melhorias sociais, ainda costumam ser minorizados, com o objetivo de analisar fotografias de povos originários no Instagram, selecionadas a partir de três perfis de fotógrafos com o apoio dos estudos algorítmicos e estruturada com base nas seguintes perguntas: De que forma a história da fotografia contribui para as relações e agenciamentos entre fotógrafo e fotografados? O Instagram contribui com a disseminação de imagens positivas de indígenas do Brasil? Com o suporte dos estudos de autores como Walter Benjamin, Grada Kilomba, Bell Hooks, Ariella Azoulay, Antônio Bispo e Daniel Munduruku, utilizando as costuras da metodologia decolonial, foi possível observar o quanto ainda precisamos estar atentas/os às imagens que oprimem corpos indígenas, e fazer despertar, enquanto responsáveis, de forma consciente, narrativas alternativas que possam trazer consigo a pluralidade imagética dos nossos povos originários.
Abstract in Spanish: This work, whose title is “Photography of native peoples on Instagram: analysis and resumption” with the intention of presenting in its “first image” as a “research with” indigenous people. This is a dissertation of the Postgraduate Program in Communication in line 1 of research in photography and audiovisual, developed from decolonial, decolonial and countercolonial studies on representation, ways of seeing, indigenous culture, critical history of photography and alternative images. , in a circular way that seeks a displacement from the margin to the center of the bodies that are usually minimized, with the aim of analyzing photographs of native peoples on Instagram, selected from three profiles of photographers with the support of algorithmic studies, structured on the basis of the following questions: How does the history of photography contribute to the relationships and agency between photographer and photographed? Does Instagram contribute to the dissemination of positive images of indigenous people in Brazil? With the support of studies by authors such as Walter Benjamin, Grada Kilomba, Bell Hooks, Ariella Azoulay, Antônio Bispo and Daniel Munduruku, in a seam with a mixed methodology, it was possible to observe how much we still need to be attentive to images that oppress indigenous peoples bodies, and to awaken, as responsible, in a conscious way, new narratives that can bring with them the imagetic plurality of our original peoples. KEYWORDS: Photography; Original Peoples; Instagram; Decoloniality
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75327
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/3342754482323341
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/4197767284071999
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_dis_hmcaraujo.pdf8,49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.