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Tipo: Dissertação
Título: Mulheres negras na docência: uma avaliação da Implementação da Lei 12.990/2014 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
Autor(es): Medeiros, Fernanda Maria de Vasconcelos
Orientador: Carvalho, Alba Maria Pinho de
Palavras-chave em português: Mulheres negras;Política de ação afirmativa;Docência;Avaliação de política pública
Palavras-chave em inglês: Black women;Policy of affirmative action;Teaching;Public policy assessment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
Data do documento: 2022
Citação: MEDEIROS, Fernanda Maria de Vasconcelos. Mulheres negras na docência: uma avaliação da Implementação da Lei 12.990/2014 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). 2022. 108 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) - Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas, Pró-Reitporia de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: A presente pesquisa teve como proposta a avaliação da política pública de ação afirmativa destinada a população negra no que se refere o acesso ao serviço público federal. Particularizei o olhar para professoras negras que acessaram, por meio da lei 12.990/2014, o concurso público de 2016 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). A referida lei prevê reservas de vagas para pessoas negras no âmbito federal. Para esse estudo, foi central a tentativa de apreender os sentidos e os significados para mulheres negras e professoras do IFCE que assumiram a docência em uma instituição de educação federal com a implementação da política pública de ação afirmativa para negras(os) de acesso ao serviço público. Nesse sentido, foi parte desse estudo demarcado no tempo e no espaço, a busca de uma compreensão da construção do racismo, enquanto estrutural, como define Silvio Luiz de Almeida, a dinâmica das próprias relações sociais e raciais, como informa Clóvis Moura, e a localização dessas mulheres negras, pois, considerando Sueli Carneiro, para pensar gênero, não é possível desconsiderar raça na perspectiva da sua trajetória social e política uma vez que é um marcador na vida das mulheres negras, com desdobramentos em todas as esferas da vida, mas que, na pesquisa, houve foco no exercício da docência, como espaço profissional desenvolvido cotidianamente nos campi do IFCE que as sujeitas da pesquisa trabalham. Saber que o racismo permitiu uma construção hierárquica das relações sociais e raciais, que definem lugares, legitimidade de falas e narrativas me exigiu a escrita de uma dissertação com sua composição metodológica que envolveu arcabouço teórico, pesquisa bibliográfica e de campo através de um formulário com perguntas objetivas e entrevistas com perguntas abertas, priorizando uma abordagem qualitativa com um ancoramento na avaliação em profundidade, a partir da referência de Léa Carvalho Rodrigues, através de eixos de análise que contribuíram para esse percurso de investigação acadêmica. Entretanto, para além da dimensão acadêmica, esse caminho me provocou a perceber que as políticas de ações afirmativas para a população negra, dentro do contexto brasileiro, no cotidiano de cada negra(o), faz-se necessária quanto ao fortalecimento, à ampliação e à revisão dos elementos que a compõem, como também a necessária (re) construção de uma dimensão educativa junto a sociedade, (re)afirmando a quem se destina uma política pública de ação afirmativa e a leitura de (auto) reconhecimento social dessa pessoa negra. A pesquisa me permitiu ainda identificar uma (auto)reflexão dessas mulheres negras a partir dos contextos em que estão inseridas. O que foi relevante considerar a dinâmica da realidade que envolve grupos historicamente invisibilizados, como tentativas de apagamento, sobretudo social e político, uma vez que se apresenta de forma complexa e, portanto, requisitou uma investigação que evidenciasse marcadores sociais e como estão presentes no espaço profissional dessas professoras negras, percebendo que há destaque para o racismo e a desigualdade de gênero, mas também as tentativas de (re)existência a partir do saber, da (re)construção do conhecimento
Abstract: The present research proposes an evaluation of a public policy upon affirmative action, which is destined for the black population to what access to the federal public service is referred. I have chosen the perspective of black female teachers who have had access to the 2016 public tender for the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) according to the Brazilian federal law 12.990/2014 that predicates that positions for black candidates must be reserved at a federal level. The attempt of learning both what it meant and signified for these black female teachers at the Federal Institute, who have taken on teaching at a federal educational institution was central to this study. For it was due to the implementation of public policy upon affirmative action for black people with access to public service. In this sense, the search for the understanding of the construction of structural racism, as it is defined by Silvio Luiz de Almeida, the dynamics of social and racial relations themselves, as it is informed by Clóvis Moura, as well as the placement of these black women was part of this study marked by space and time. When considering Sueli Carneiro in order to dwell on gender, it is not possible to disregard race according to the perspective of one’s social and political trajectories since these are milestones in the lives of black women with consequences and developments in all spheres of life. However, in this research, the focus lied on the exercise of teaching as a professional space daily developed at the campuses of the Federal Institution where the research subjects would work. Knowing that racism made it possible for the hierarchical construction of social and racial relations, which define the space, legitimacy of speech and narratives, I demanded the writing of a thesis methodologically composed by a theoretical framework, a bibliographical and field research through an inquiry form with objective questions and through interviews with open questions, prioritizing a qualitative approach based on in-depth assessments from the reference by Léa Carvalho Rodrigues through the thematic axes that contributed for the path of this academic investigation. Beyond the academic dimension, however, this path made me realize that the policy of affirmative actions for the black population within the Brazilian context is made necessary on a daily basis in relation to empowerment, expansion, and revision of the elements with which it is composed. As well as the (re)construction of an educational dimension within the society is necessary for it restates the target public of a policy of affirmative action and the reading of social (self) acknowledgment of this black person. This research still allowed me to identify a (self) reflection about these black women through the contexts in which they are inserted. It was relevant to consider the dynamics of reality that involved groups historically made invisible as attempts of social and political erasure, especially, since it is presented in a complex manner and, thus, it required an investigation that emphasized social markers. As these markers are present in the professional space of these female black teachers, it is possible to notice there is an eminence for racism and gender inequality as well as the attempts for (re)existence through wisdom and the (re)construction of knowledge.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75317
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/0161908487554316
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-3500-3792
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5941867047206757
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

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