Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75307
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBezerra, José Arimatea-
dc.contributor.authorNascimento, André Araújo do-
dc.date.accessioned2023-12-15T13:32:00Z-
dc.date.available2023-12-15T13:32:00Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, André Araújo do. Educação e alimentação: representações de discentes de uma escola pública pe tempo integral do Estado do Ceará sobre alimentação. 2023. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75307-
dc.description.abstractThe dissertation investigates the representations of first-year high school students in a full-time public school in Ceará, Brazil, regarding food and healthy eating. It examines daily practices marked by consumerism, highlighting its influence on the construction of sociocultural values. The intersection of education and nutrition is crucial for promoting healthy habits among young people, considering the impact on families and communities. Using Social Representations Theory as a theoretical and methodological framework, drawing on the studies of Moscovici (1978, 2007) and Jodelet (2001, 2005), the research addresses historical and sociological elements, emphasizing the relationship between healthy eating, physical appearance, and the school context. Additionally, it incorporates reference to Bezerra's (2002) thesis titled "Eating at school – meaning and implications." The sociocultural dimension of food is highlighted, exploring the Framework for Food and Nutritional Education (EAN) proposed by Bezerra (2018). The case study methodology, involving questionnaires and interviews, maps students' representations, identifies attributed meanings, and characterizes eating practices. The findings conclude that students' eating practices are crucial for understanding the link between perceptions of food and daily habits, revealing contradictions, especially regarding the concept of healthy eating. In school, students maintain regular eating habits governed by rules and schedules, while at home, there is a lack of regulation, particularly regarding unhealthy foods. The connection between media, food, and body stands out, emphasizing the direct influence on healthy eating. The research indicates a lack of effective educational initiatives in the school to promote healthy eating habits, with a negative index, pointing to sporadic lectures by the Ministry of Education's nutritionists and few mentions by teachers in specific subjects.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação e alimentação: representações de discentes de uma escola pública de tempo integral do Estado do Ceará sobre alimentaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA dissertação investiga as representações dos alunos do 1º ano do Ensino Médio em uma escola pública de tempo integral no Ceará sobre alimentação e alimentação saudável. Examina as práticas cotidianas marcadas pelo consumismo, destacando sua influência na construção de valores socioculturais. A interseção entre educação e alimentação é crucial para promover hábitos saudáveis entre os jovens, considerando o impacto nas famílias e comunidades. Utilizando a Teoria das Representações Sociais como referencial teórico-metodológico, fundamentando-se nos estudos de Moscovici (1978, 2007) e Jodelet (2001, 2005). a pesquisa aborda elementos históricos e sociológicos, e destaca a relação entre alimentação saudável, aparência física e contexto escolar. Além disso, incorpora a referência à tese de Bezerra (2002) intitulada "Comer na escola – significado e implicações". Destaca-se ainda a dimensão sociocultural do alimento, explorando o Marco Referencial de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) proposto por Bezerra (2018). A metodologia de estudo de caso, com questionários e entrevistas, mapeando as representações dos alunos, identificando os significados atribuídos e caracterizando práticas alimentares. Com isso, os resultados alcançados chegaram à conclusão que as práticas alimentares dos alunos são cruciais para compreender a conexão entre percepções sobre alimentação e hábitos diários, o que aponta para os significados atribuídos a essas práticas, revelando contradições, especialmente em relação ao conceito de alimentação saudável. Na escola, os alunos mantêm uma alimentação regular, associada a regras e horários, enquanto em casa há uma desregulação, principalmente, em relação a alimentos não saudáveis, a relação entre as mídias , alimentação e corpo se destaca a partir da percepção da influência direta com a alimentação saudável, constatando-se que a falta de ações educativas efetivas na escola para promover hábitos alimentares saudáveis, com um índice negativo na pesquisa, indicando a ausência de iniciativas além de esporádicas palestras da Secretaria de Educação e poucas menções de professores em disciplinas específicas.pt_BR
dc.subject.ptbrAlimentaçãopt_BR
dc.subject.ptbrAlimentação saudávelpt_BR
dc.subject.ptbrRepresentações sociaispt_BR
dc.subject.ptbrEducação alimentar e nutricionalpt_BR
dc.subject.enFoodpt_BR
dc.subject.enHealthy eatingpt_BR
dc.subject.enSocial representationspt_BR
dc.subject.enFood and nutritional educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8455253726902963pt_BR
local.date.available2023-12-15-
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_aanascimento.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.