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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75305
Tipo: | TCC |
Título : | Análise da formação e atuação de projetistas de instalações hidrossanitárias no Brasil |
Autor : | Silva, Francisco Jonatas Alves da |
Tutor: | Batista, Tatiane Lima |
Palabras clave en portugués brasileño: | Sistema predial;Projeto de engenharia;Manifestações patológicas |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | SILVA, Francisco Jonatas Alves da. Análise da formação e atuação de projetistas de instalações hidrossanitárias no Brasil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2023. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75305. Acesso em: |
Resumen en portugués brasileño: | Com as crescentes demandas por qualidade, desempenho e sustentabilidade, os projetistas enfrentam desafios consideráveis no desenvolvimento de projetos de sistemas prediais hidrossanitários. A formação desses profissionais torna-se crucial, abrangendo desde a graduação até a atualização constante diante das mudanças tecnológicas. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar a formação dos projetistas de instalações hidrossanitárias prediais no Brasil. Para tanto, realizou-se estudo com profissionais de 26 estados brasileiros e no Distrito Federal a partir de um questionário de 22 questões, sendo 7 destinadas a levantar o perfil dos respondentes e 15 sobre os aspectos que impactam na formação dos projetistas. Esses itens foram classificados em categorias, sendo 5 itens objetivos voltados a capacitação e experiência e 10 itens em uma escala likert para as categorias de disponibilidades de recursos educacionais, atuação no mercado de trabalho, impacto das atualizações normativas e competências desenvolvidas ao longo de sua formação. Além disso, foram coletadas respostas acerca de erros de projetos, dificuldades enfrentadas nas disciplinas e softwares mais utilizados. Como resultado, foram obtidas 159 respostas de âmbito nacional. Com o auxílio de planilhas eletrônicas foram analisados os resultados e percebeu-se uma participação maior masculina com formação principalmente voltada a graduação em engenharia civil, cursos técnicos e cursos extracurriculares. A distribuição geográfica alcançou todos os estados brasileiros. As principais fontes de capacitação são normas técnicas, sites de fabricantes e livros. Ao avaliar a percepção dos projetistas sobre sua formação, observou-se concordância expressiva no desenvolvimento de competências, mas uma parcela discorda da adequação da formação às demandas do mercado. Ambiguidades foram identificadas na percepção sobre recursos educacionais atualizados. Além disso, muitos projetistas precisam se capacitar para acompanhar as atualizações normativas, sendo a disciplina de água quente a mais desafiadora. Revit, Excel e Autocad são os softwares mais utilizados, e a mudança e atualização dos currículos dos cursos é uma sugestão relevante. Por fim, a pesquisa revelou que a falta de experiência na aplicação das normas técnicas contribuiu para erros de projeto entre os projetistas, resultando em manifestações patológicas. |
Abstract: | With the growing demands for quality, performance, and sustainability, designers face significant challenges in the development of hydrosanitary building systems projects. The training of these professionals becomes crucial, ranging from undergraduate education to constant updating in the face of technological changes. In this regard, the overall objective of this research was to analyze the training of designers of hydrosanitary building installations in Brazil. To this end, a study was conducted with professionals from 26 Brazilian states and the Federal District using a 22-question questionnaire, with 7 questions aimed at profiling respondents and 15 addressing aspects impacting the training of designers. These items were classified into categories, with 5 objective items focused on training and experience, and 10 items on a Likert scale for the categories of availability of educational resources, performance in the job market, impact of normative updates, and competencies developed throughout their education. Additionally, responses were collected regarding project errors, difficulties faced in disciplines, and the most used software. As a result, 159 responses were obtained nationwide. With the help of spreadsheets, the results were analyzed, and a higher male participation was observed, mainly with a background in civil engineering, technical courses, and extracurricular courses. The geographical distribution reached all Brazilian states. The main sources are technical standards, manufacturer websites, and books. When evaluating the perception of designers about their education, there was a significant agreement in the development of competencies, but a portion disagrees with the adequacy of the training to market demands. Ambiguities were identified in the perception of updated educational resources. Additionally, many designers need to enhance their skills to keep up with normative updates, with the hot water discipline being the most challenging. Revit, Excel, and Autocad are the most used software, and the change and update of course curricula is a relevant suggestion. Finally, the research revealed that lack of experience in the application of technical standards contributed to project errors among designers, resulting in pathological manifestations. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75305 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | ENGENHARIA CIVIL - CRATEÚS - Monografias |
Ficheros en este ítem:
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