Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75302
Tipo: | TCC |
Título: | Hidrogênio verde e suas perspectivas atuais e futuras como fonte de energia: uma revisão bibliográfica |
Autor(es): | Lopes, Juan Severino |
Palavras-chave em português: | Matriz energética;Recursos renováveis;Descarbonização;Transição energética;Sustentabilidade |
Palavras-chave em inglês: | Energy matrix;Renewable resources;Decarbonization;Energy transition;Sustainability |
Data do documento: | 2023 |
Resumo: | A atual crise ambiental é resultado das desenfreadas emissões de Gases Efeito Estufa (GEE), estimando-se que cerca de 80% advém da queima de combustíveis fósseis não renováveis, tendo em vista a necessidade de substituição por fonte de energia menos poluente. Neste sentido, o mundo tem observado que o Hidrogênio Verde (H2V) se encaixa nestes requisitos, visto que utiliza recursos renováveis em sua produção e sua queima libera apenas vapor de água para a atmosfera. O objetivo deste estudo é realizar um levantamento bibliográfico atualizado sobre a potencial utilização do H2V como combustível renovável e sustentável. Um acordo foi assinado por vários países em 2016 no “Pacto de Paris” que pretende seguir até 2030 uma agenda de descarbonização. Apesar de configurar-se como a melhor opção atualmente em termos de sustentabilidade, a transição energética que substitui combustíveis fósseis pelo H2V enfrenta seus desafios, como a variável econômica, considerando que existe a necessidade de investimento de capital exorbitante para adaptar máquinas e motores ao abastecimento com H2V e o suprimento da demanda energética, pois apesar de existir gás hidrogênio em abundância na natureza, o mesmo precisa passar por um processo físico- químico que o torne apto ao uso como combustível. Sugerem-se alguns estudos posteriores que virão a contribuir e ampliar os conhecimentos sobre o assunto: como a implementação tecnológica que torne a produção mais eficiente no sentido de diminuir a energia inicial gasta; pesquisas referentes a alternativas seguras para o armazenamento e transporte do H2V em larga escala; revisão dos possíveis impactos ambientais e sociais quando produzido em larga escala. Conclui-se que o uso de H2V como fonte de energia é uma alternativa eficiente na descarbonização, embora se enfrentem desafios referentes os custos elevados de implantação. |
Abstract: | The current environmental crisis is the result of rampant Greenhouse Gas (GHG) emissions, with an estimate of around 80% coming from the burning of non-renewable fossil fuels, given the need to replace them with a less polluting energy source. In this sense, the world has observed that Green Hydrogen (H2V) fits these requirements, as it uses renewable resources in its production and its burning only releases water vapor into the atmosphere. The objective of this study is to carry out an updated literature review on the potential use of H2V as a renewable and sustainable fuel. An agreement was signed by several countries in 2016 in the “Paris Pact” that aims to pursue a decarbonization agenda until 2030. Despite currently being the best option in terms of sustainability, the energy transition that replaces fossil fuels with H2V faces its challenges, such as the economic variable, considering that there is a need for exorbitant capital investment to adapt machines and engines to supply with H2V and the supply of energy demand, because although hydrogen gas exists in abundance in nature, it needs to go through a physical-chemical process that makes it suitable for use as fuel. Some further studies are suggested that will contribute and expand knowledge on the subject: such as technological implementation that makes production more efficient in order to reduce the initial energy spent; research into safe alternatives for large-scale storage and transport of H2V; review of possible environmental and social impacts when produced on a large scale. It is concluded that the use of H2V as an energy source is an efficient alternative in decarbonization, although challenges are faced regarding high implementation costs. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75302 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA MECÂNICA - RUSSAS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_jslopes.pdfa.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.