Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75286
Tipo: | TCC |
Título: | A percepção dos estudantes do curso de Física da Universidade Federal do Ceará sobre o uso da inteligência artificial como ferramenta de ensino e aprendizagem em Física |
Autor(es): | Nogueira, Herberth da Silva |
Orientador: | Dias, Nildo Loiola |
Palavras-chave em português: | Inteligência artificial;Ensino-aprendizagem;Física;Tecnologia |
Palavras-chave em inglês: | Artificial intelligence;Teaching-learning;Physics;Technology |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | NOGUEIRA,H.S. A percepção dos estudantes do curso de física da Universidade Federal do Ceará sobre o uso da inteligência artificial como ferramenta de ensino e aprendizagem em Física. 2023. 58 f. Monografia (Graduação em Física Licenciatura) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | Com a crescente popularidade da Inteligência Artificial (IA), é natural questionar o seu potencial impacto na educação. Este estudo se concentra nas percepções dos estudantes de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC) em relação à incorporação da IA no ensino de Física. Por meio de um questionário online, buscamos compreender as opiniões desses futuros educadores sobre essa tecnologia inovadora e se ela pode representar uma solução para os desafios atuais enfrentados no ensino de Física. A maioria dos participantes do estudo acolheu positivamente a IA, vendo-a como uma ferramenta capaz de simplificar e dinamizar o trabalho do professor, além de oferecer suporte aos alunos em seus estudos, mas enfatizaram que ela deve ser vista como um complemento e não como uma substituição aos métodos de ensino existentes. Além disso, expressaram preocupações acerca do uso excessivo, que poderia ocasionalmente inibir a capacidade dos alunos de pensar e criar de forma independente. Por fim, este estudo proporciona uma contribuição quanto à percepção dos futuros educadores em relação `a aplicação da Inteligência Artificial no ensino e aprendizagem de Física e descobertas que podem embasar futuras discussões sobre como ela pode ser utilizada para enfrentar os atuais desafios presentes na educação, bem como orientar o desenvolvimento de novas ferramentas para apoio educacional. |
Abstract: | As the popularity of Artificial Intelligence (AI) continues to rise, it’s only natural to ponder its potential impact on education. This study delves into the viewpoints of Physics students at the Federal University of Cear´a (UFC) regarding the integration of AI in Physics education. Through an online survey, we aim to grasp the opinions of these future educators on this cuttingedge technology and whether it can tackle current challenges in Physics teaching. The majority of participants in this study embraced AI positively, seeing it as a tool capable of streamlining and making the role of the teacher more dynamic, as well as providing valuable support to students in their studies. However, they underscored that AI should be viewed as a supplement, not a replacement, to existing teaching methods. Furthermore, concerns were voiced about potential overuse, which could at times impede students’ ability to think and create independently. In conclusion, this study contributes valuable insights at the viewpoints of future educators regarding the application of Artificial Intelligence in Physics education. These insights can inform future discussions on how AI can be utilized to address current challenges in education and guide the development of new tools for educational support. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75286 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_hsnogueira.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.