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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFreitas, Daniel Brito-
dc.contributor.authorSaragossa, Hiago Lima-
dc.date.accessioned2023-12-13T18:33:05Z-
dc.date.available2023-12-13T18:33:05Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSARAGOSSA,H.L.Tópicos de Astronomia e Cosmologia usados para entusiasmar alunos em relação a aprendizagem por meio da contextualização e do método investigativo. 2023. 60 f. Monografia (Graduação em Física Licenciatura) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75274-
dc.description.abstractThe teaching of physics has become something mechanical and dull in most schools. In order to counteract this harmful view, I present in this work a more interesting lesson proposal that generates enthusiasm among students in general, through efficient methods such as investigation and contextualization. The teacher has the role of stimulating and awakening in students a critical sense of science through investigation, and using their prior gnosis to contextualize and make use of what the student already knows, in order to show them that knowledge can indeed be simple and useful when applied correctly. Below, the topic related to “Black Holes” and all its correlations will be discussed. Resorting to the interrogative to start the class process, one must seek a contextualization in a post-pandemic society so that the critical sense as the basis of the BNCC is carried out as a priority role of Physics in High School. The power of rhetoric is not exclusive to professors or advisors and their emphasizing honors bestowed by the teaching power, on the contrary, the student and all his interference dominate and need to prevail their inquiries and thus create a concrete and relevant answer with the final intention of remedying and resulting in meaningful learning.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTópicos de Astronomia e Cosmologia usados para entusiasmar alunos em relação a aprendizagem por meio da contextualização e do método investigativopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO ensino de física se tornou algo mecânico e maçante na maioria das escolas, visando deter essa visão maléfica, apresento neste trabalho uma proposta de aula mais interessante e que cause entusiasmo nos alunos em geral, através de métodos eficientes como investigação e contextualização, em que o professor tenha o papel de instigar e despertar nos alunos um senso crítico sobre a ciência através da investigação. O uso do conhecimento prévio para contextualizar e aproveitar o que o aluno já sabe, a fim de mostrar para ele que a gnose pode ser simples e útil quando aplicado corretamente. Abaixo, será abordado o tema relacionado a “Buracos Negros” e todas suas correlações. A utilização da interrogativa para dar início ao processo de aula, deve-se procurar uma contextualização em uma sociedade pós-pandêmica para que o senso crítico como base da BNCC seja realizado como papel prioritário da Física no Ensino Médio. O poder da retórica não é exclusivo aos professores ou orientadores e suas emplacadas honras outorgadas pelo poder docente, pelo contrário, o discente e todas suas ingerências dominam e precisam imperar suas indagações e assim criar uma resposta concreta e relevante com intuito final de sanar e resultar no aprendizado significativo.pt_BR
dc.subject.ptbrEnsino de físicapt_BR
dc.subject.ptbrproposta de aulapt_BR
dc.subject.ptbrinvestigaçãopt_BR
dc.subject.ptbrcontextualização e buracos negrospt_BR
dc.subject.enPhysics educationpt_BR
dc.subject.enlesson proposalpt_BR
dc.subject.eninvestigationpt_BR
dc.subject.encontextualization and black holept_BR
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