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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDias, Nildo Loiola-
dc.contributor.authorSampaio, Gabriel Freire-
dc.date.accessioned2023-12-13T14:11:52Z-
dc.date.available2023-12-13T14:11:52Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSAMPAIO,G.F. O uso do Arduíno no ensino de Física: Uma abordagem construcionista sobre o ensino da Mecânica Clássica. 2023. 101 f. Monografia (Graduação em Física Licenciatura) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75266-
dc.description.abstractSocial and technological development has proposed new challenges for education, one of which is the integration of technology into education. Computers are often seen as a distraction or something that should be kept at a distance from education, while others see them as a means of education, but serving as an end, not as a mediator. Seymour Papert’s proposal for a constructionist approach to education suggested a way to use technology for educational purposes, but not to bring the computer as a kind of oracle of knowledge, but as a mediator of education, where the student can perform experiments that they will have to assemble and thus learn by doing. Using Arduino, three experiments involving kinematics were proposed. The experiments involve the simple pendulum, uniformly accelerated rectilinear motion (MRUV), and free fall. By using the actuators of the Arduino, it was possible to carry out the experiments and show that the results fit satisfactorily with reality, bringing a way to teach and develop creative learning.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO uso do Arduíno no ensino de Física: uma abordagem construcionista sobre o ensino da Mecânica Clássicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO desenvolvimento social e tecnológico propôs novos desafios para a educação, um deles é a inserção da tecnologia na educação. Por muitas vezes o computador é visto como uma forma de distração ou algo do qual se busca um distanciamento com a educação, por outras é visto como uma forma de educar, mas servindo como um fim, não como um mediador. Trazendo a proposta de Seymour Papert, em uma abordagem construcionista para a educação, foi proposta uma forma de utilizar a tecnologia para fins educacionais, mas não trazendo o computador como uma espécie de oráculo do conhecimento, mas como um mediador da educação, onde o aluno poderá realizar experimentos dos quais terá que montá-los e com isso aprender fazendo. Com o uso do Arduíno, foi proposto três experimentos envolvendo a cinemática. Os experimentos envolvem o pêndulo simples, o movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV) e a queda livre. Utilizando os atuadores do Arduíno, foi possível realizar os experimentos e mostrar que os resultados se encaixam de forma satisfatória com a realidade, trazendo uma forma de ensinar e desenvolver a aprendizagem criativa.pt_BR
dc.subject.ptbrArduínopt_BR
dc.subject.ptbrCinemáticapt_BR
dc.subject.ptbrEnsino de físicapt_BR
dc.subject.ptbrConstrucionismopt_BR
dc.subject.enArduínopt_BR
dc.subject.enKinematicspt_BR
dc.subject.enPhysics teachingpt_BR
dc.subject.enConstructionismpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/2370236395087597pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4250-8596pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6259018521221763pt_BR
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