Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75264
Type: | TCC |
Title: | Reflexões da formação docente a partir de um relato de experiência em estágios supervisionados do curso de ciências biológicas |
Title in English: | Reflections on teacher training from a report of experience in supervised internships of the course biological sciences |
Authors: | Lima, Ruth Marçal de Souza |
Advisor: | Souza, Sandoval Antunes de |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Experiências educacionais;Formação docente;Estágios supervisionados |
Keywords in English : | Educational experience;Teacher education;Supervised internships |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | LIMA, Ruth Marçal de Souza. Reflexões da formação docente a partir de um relato de experiência em estágios supervisionados do curso de Ciências Biológicas. 2023. 24 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | As etapas de observação e regência praticadas nos estágios supervisionados são fundamentais para estudantes de licenciatura, porque a partir dessas experiências é gerado um ambiente de preparação e desenvolvimento que promove a vivência na docência de maneira mais direta. Assim, o presente trabalho objetiva relatar as reflexões da formação docente a partir das experiências em estágios supervisionados; apresentar as observações e práticas da perspectiva da estudante de graduação em formação docente e expor as percepções a partir da vivência dos estágios. Trata-se de um trabalho qualitativo do tipo relato de experiência baseado nos relatórios dos Estágios Supervisionados no Ensino Fundamental I e II e Estágios Supervisionados no Ensino Médio I e II do curso de Ciências Biológicas na modalidade Licenciatura da Universidade Federal do Ceará (UFC), realizados nos quatro semestres dos anos de 2022 e 2023. Por meio das experiências realizadas nos estágios foi possível visualizar uma docente em formação desenvolvendo suas habilidades e aprendizado para além de técnicas aplicáveis aliada à percepção ampliada e aprimorada das ideias conectadas e realçadas pelo aprendizado adquirido de uma antiga aluna. A partir deste trabalho, entendo que é possível contribuir para a formação acadêmica dos futuros professores de biologia, pois a associação entre teoria e prática nos diversos contextos vivenciados pode ser aplicado à preparação de professores que poderão ter uma percepção enriquecida e amplificada que, certamente repercutirá na atuação profissional após a conclusão do curso. |
Abstract: | The observation and conducting stages practiced in supervised advances are fundamental for undergraduate students, because from these experiences an environment of preparation and development is generated that promotes the teaching experience in a more direct way. Therefore, this paper aims to report reflections on teacher training based on experiences in supervised internships, present observations and practices from the perspective of an undergraduate student in teacher training, and expose perceptions based on the internship experiences. This is a qualitative work of the experience report type, based on the reports of Supervised Internships in Elementary School I and II and Supervised Internships in High School I and II of the Biological Sciences undergraduate program in the Teaching track at the Federal University of Ceará (UFC), carried out during the four semesters of the years 2022 and 2023. Through the experiences gained during the internships, it was possible to see a teacher in training developing their skills and learning beyond practical techniques, enhanced by the broadened and improved perception of ideas connected and emphasized by the knowledge acquired from a former student. This work can contribute to the academic training of future biology teachers because the combination of these perspectives in various contexts experienced can be applied to prepare teachers with an enriched and expanded perception that has an impact on their professional performance after completing the course. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75264 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/3242939861543010 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/9223396267153996 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_rmslima.pdf | 198,57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.