Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75264
Tipo: TCC
Título : Reflexões da formação docente a partir de um relato de experiência em estágios supervisionados do curso de ciências biológicas
Título en inglés: Reflections on teacher training from a report of experience in supervised internships of the course biological sciences
Autor : Lima, Ruth Marçal de Souza
Tutor: Souza, Sandoval Antunes de
Palabras clave en portugués brasileño: Experiências educacionais;Formação docente;Estágios supervisionados
Palabras clave en inglés: Educational experience;Teacher education;Supervised internships
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Fecha de publicación : 2023
Citación : LIMA, Ruth Marçal de Souza. Reflexões da formação docente a partir de um relato de experiência em estágios supervisionados do curso de Ciências Biológicas. 2023. 24 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: As etapas de observação e regência praticadas nos estágios supervisionados são fundamentais para estudantes de licenciatura, porque a partir dessas experiências é gerado um ambiente de preparação e desenvolvimento que promove a vivência na docência de maneira mais direta. Assim, o presente trabalho objetiva relatar as reflexões da formação docente a partir das experiências em estágios supervisionados; apresentar as observações e práticas da perspectiva da estudante de graduação em formação docente e expor as percepções a partir da vivência dos estágios. Trata-se de um trabalho qualitativo do tipo relato de experiência baseado nos relatórios dos Estágios Supervisionados no Ensino Fundamental I e II e Estágios Supervisionados no Ensino Médio I e II do curso de Ciências Biológicas na modalidade Licenciatura da Universidade Federal do Ceará (UFC), realizados nos quatro semestres dos anos de 2022 e 2023. Por meio das experiências realizadas nos estágios foi possível visualizar uma docente em formação desenvolvendo suas habilidades e aprendizado para além de técnicas aplicáveis aliada à percepção ampliada e aprimorada das ideias conectadas e realçadas pelo aprendizado adquirido de uma antiga aluna. A partir deste trabalho, entendo que é possível contribuir para a formação acadêmica dos futuros professores de biologia, pois a associação entre teoria e prática nos diversos contextos vivenciados pode ser aplicado à preparação de professores que poderão ter uma percepção enriquecida e amplificada que, certamente repercutirá na atuação profissional após a conclusão do curso.
Abstract: The observation and conducting stages practiced in supervised advances are fundamental for undergraduate students, because from these experiences an environment of preparation and development is generated that promotes the teaching experience in a more direct way. Therefore, this paper aims to report reflections on teacher training based on experiences in supervised internships, present observations and practices from the perspective of an undergraduate student in teacher training, and expose perceptions based on the internship experiences. This is a qualitative work of the experience report type, based on the reports of Supervised Internships in Elementary School I and II and Supervised Internships in High School I and II of the Biological Sciences undergraduate program in the Teaching track at the Federal University of Ceará (UFC), carried out during the four semesters of the years 2022 and 2023. Through the experiences gained during the internships, it was possible to see a teacher in training developing their skills and learning beyond practical techniques, enhanced by the broadened and improved perception of ideas connected and emphasized by the knowledge acquired from a former student. This work can contribute to the academic training of future biology teachers because the combination of these perspectives in various contexts experienced can be applied to prepare teachers with an enriched and expanded perception that has an impact on their professional performance after completing the course.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75264
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/3242939861543010
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/9223396267153996
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_rmslima.pdf198,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.